Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Tombamento do Centro Histórico de João Pessoa completa dez anos

Neste mês de dezembro, completam-se dez anos de tombamento do Centro Histórico de João Pessoa, um pedaço da história da Capital contada em 37 hectares e registrada na arquitetura de ruas, praças e edificações que resistem ao tempo e remetem ao passado da criação da cidade. Toda a área compreende cerca de 700 edificações no estilo barroco, no caso das igrejas, e Art Decó, que está na maior parte dos casarões. Confira fotos abaixo.

O coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac) da PMJP, Rui Leitão, lembrou que as ações de preservação e revitalização no Centro Histórico fomentam, sobretudo, o turismo na cidade: “A partir do momento em que temos esse acervo preservado, passamos a ser um atrativo turístico”, destacou.

Obras

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem feito ações para a recuperação da região central da cidade, incluindo o Centro Histórico. Entre as obras entregues recentemente estão o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, Praça da Independência, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Praça 1817, Hotel Globo, Casa da Pólvora e Galeria Augusto dos Anjos. Neste segundo semestre, duas obras na área do Centro Histórico estão em andamento: a Villa Sanhauá e o Novo Conventinho.

No caso do Villa Sanhauá, as obras de reabilitação dos oito casarões históricos localizados na Rua João Suassuna já estão em andamento. As edificações serão ocupadas por moradias e estabelecimentos comerciais. O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria de Habitação Social (Semhab) e será desenvolvido com recursos próprios da PMJP, com orçamento de R$ 4.211.934,00. Os oito casarões comportarão 17 unidades habitacionais e seis comerciais, além de um prédio destinado a uma instalação institucional da PMJP.

As obras do Novo Conventinho também estão em andamento e a estrutura vai abrigar a Biblioteca Municipal da Capital e um Centro de Cultura e Artes. O projeto está orçado em R$ 2,8 milhões e o projeto foi concebido de uma parceria entre as equipes das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac).

Resgate cultural

Ações de revitalização e fomento à cultura no Centro Histórico, como o ‘Pólvora Cultural’ e o ‘Pavilhão Literário’, também têm ocorrido.

O projeto Pólvora Cultural segue a política de ocupação ordenada e responsável do Centro Histórico, levando vida social e econômica para o local e expandindo o mercado de trabalho para os artistas locais, que se apresentam todos os domingos na Casa da Pólvora, a partir das 16h, com entrada gratuita. Já no Pavilhão o Chá, localizado na Praça Venâncio Neiva, foi entregue requalificado e passou a ser um Centro Cultural, envolvendo as artes como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas e palestras.

Neste mês de dezembro, a PMJP promove o ‘Anima Centro’ para movimentar os pontos turísticos do Centro Histórico da cidade. Semanalmente são diversas atrações culturais, com música, dança, teatro, circo e cinema.

Confira imagens do Centro Histórico de João Pessoa (Fotos – Gilberto Firmino, Alessandro Potter e Dayse Euzébio/Secom-JP):

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.