Torcida do Vasco participa de campanha de doação de sangue no Hemocentro-PB

19
0
COMPARTILHE

Com o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”, torcedores da Força Jovem Vasco, 30ª Família Paraíba, participaram de campanha de doação de sangue no Hemocentro da Paraíba, que tem o objetivo de ajudar a repor o estoque do banco de sangue.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com Luiz Porfírio de Albuquerque, coordenador do movimento, a campanha é uma ação social fundamental para chamar a atenção da população, em especial dos apaixonados pelo futebol, para a importância da doação de sangue. “Somos uma família e nossa torcida vai além das arquibancadas. Mobilizamos integrantes da torcida para que participem da campanha porque sabemos que sangue é vida e que o banco de sangue precisa da ajuda de todos para manter o estoque”, afirmou.

O empresário Anderson Douglas também participou da organização da ação. “O sentimento que fica é de alegria por saber que estou ajudando ao próximo” destacou. Douglas ainda lançou um desafio: “Que nossa ação sirva de exemplo para outras torcidas”.

“A doação de sangue é um ato de parceria em favor da vida. Esse é um gesto que deve e pode ser realizado por torcidas organizadas e grupos sociais que queiram prestar um ato de cidadania e de amor ao próximo”, esclareceu a diretora técnica do Hemocentro-PB, Rosângela Duarte.

Situação do estoque

As reservas do Hemocentro da Paraíba estão em situação crítica. O banco de sangue está registrando queda gradativa na coleta, chegando a estar abaixo do patamar desejado. De maneira geral, se normalmente havia o registro de 200 a 250 doações por dia, o quantitativo tem ficado no patamar de 100 doações por dia.

Por isso, o Hemocentro-PB faz forte apelo de convocação para que as pessoas doem sangue. Os dias e horários disponíveis para doação de sangue são de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h.

O Hemocentro-PB fornece sangue para mais de 40 instituições de saúde das redes pública e privada na Paraíba.

Requisitos básicos para doar sangue

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de conselho profissional)

– Estar bem de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais)

– Pesar no mínimo 50 Kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue

– Gripe ou resfriado

– Gravidez e amamentação (até um ano após o parto)

– Uso de alguns medicamentos

– Anemia

– Cirurgias

– Extração dentária há 72 horas

– Tatuagem: um ano sem doar

– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

– Transfusão de sangue: impedimento por um ano

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas