Trauma de CG come?a campanha de preven??o de queimaduras; veja como evitar acidentes

0
COMPARTILHE

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande lança nesta segunda-feira (8), às 9 horas, na Escola Panorama, a Campanha de Prevenção de Queimaduras com o slogan “Quem brinca com fogo pode se queimar”. A iniciativa vai até o próximo dia 30.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A campanha será feita com a distribuição de um material educativo com objetivo de alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada, além disso, acontecerão palestras educativas em escolas públicas e privadas e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande.

A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

Em 2014 no mês de junho, a Unidade de Queimados registrou 67 atendimentos, sendo 20 crianças com idades entre zero e 12 anos e 47 adultos. 

Confira alguns cuidados para curtir o São João com segurança:

• Não segure os fogos de artifício com as mãos.

• Nunca transporte fogos nos bolsos.

• Não permita que crianças adquiram fogos de artifício.

• Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender.

• Não tente reacender fogos que falharem.

• Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

• Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.

• Confira sempre o certificado de garantia do foguete.

• Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

Em caso de queimaduras, devem ser evitados medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma – CG.

Segundo os médicos, não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso prejudica ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve-se colocar a área atingida embaixo d’água.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande é o único na região que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. No setor para esse atendimento especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de seis cirurgiões plásticos, nove enfermeiros, treze técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas