Travestis e transexuais j? podem pedir utiliza??o do nome social no Enem

18
COMPARTILHE

A partir desta segunda-feira (15) os candidatos travestis e transexuais podem iniciar a solicitação de uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para solicitar a mudança, os candidatos devem acessar a página de inscrição do Enem e enviar os documentos solicitados. A utilização do nome social pode ser feita até o dia 26 deste mês.

Leia mais Notícias no Portal Correio

De acordo com o portal do exame, o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia do exame, as pessoas trans devem ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, devem o banheiro do gênero com o qual se identificam.

O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, a solicitação do uso era feito por meio de telefone.

As provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. Segundo dados preliminares, aproximadamente 8,5 milhões de pessoas se inscreveram no Enem.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas