?Unha e carne?

11
0
COMPARTILHE

Vocês certamente já ouviram as expressões “unha e carne”, “alma e cemitério”. Trouxe da minha infância em Patos para os dias de hoje. E as uso para falar da atual relação entre o senador José Maranhão e o deputado federal Manoel Júnior. Mas, nem sempre rolou a paz interior no PMDB, entre essas duas lideranças.

Em um passado não tão distante, Manoel Júnior chegou a ameaçar Maranhão, que sempre foi a maior referência peemedebista na Paraíba, por conta da disputa para prefeito de João Pessoa, nas eleições de 2012.

Maranhão venceu a disputa interna, mas não a da urna. Veio então a eleição para Governo do Estado, em 2014, e com ela, novos desentendimentos. O PMDB de Zé ficou com Ricardo Coutinho e o de Mané com o PSDB de Cássio Cunha Lima. Tudo águas passadas.

Maranhão deu a volta por cima ao se eleger senador. Manoel Júnior desbancou Gervásio Maia Filho e conseguiu o que queria, permanecer à frente do Diretório Municipal da legenda na Capital.

Ontem, durante encontro com pré-candidatos a vereador, os dois estavam de mãos dadas e discursos afinados no que se refere à candidatura própria na Capital. O nome, todos sabemos, será o deputado federal.

Nos bastidores, dizem que a palha é farta, mas que será consumida pelo fogo rapidamente e que, ao final das contas, o PMDB deve se aliar ao PSB. Guardem os discursos e saberemos mais adiante quem tem a palavra mais forte. Eu estou naquela: só observando…

A CULPA É DO PSB

Ainda durante o encontro, Manoel Júnior responsabilizou o PSB pelas pichações no outdoors dele, espalhados por João Pessoa, e que falam sobre a atuação parlamentar dele e as pichações diziam: “Pau mandato de [Eduardo Cunha]”. “Não se atira em árvores que não dá frutos”, ironizou o peemedebista.

NINGUÉM SE PERDE…

Quem reapareceu na cena política, ontem, foi a ex-secretária de Finanças do Estado Aracilba Rocha, que está sem partido, mas foi ao café da manhã do PMDB em busca de Manoel Júnior.

…NA VOLTA

Outra figura que também está ‘afastada’ momentaneamente, mas que é filiada ao PMDB, é a advogada Nadja Palitot. Deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

A FAVOR

Manoel Júnior disse que adoraria ter o PSDB como aliado, desde que ele seja o cabeça da chapa, embora admita que os tucanos têm musculatura para lançar um candidato a prefeito da Capital.

CONTRA

O deputado Raniery Paulino participou do encontro e se disse contra a aliança com o PSDB. Os motivos são óbvios: em Guarabira, os Paulino são adversários dos tucanos.

NOVA SEDE

O presidente do TRF da 5ª Região, o desembargador federal Rogério Fialho, com o diretor do Fórum de Seção Judiciária do Estado do Ceará, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, vão inaugurar a sede definitiva da Judiciária de Maracanaú que abriga duas varas importantes da Justiça Federal. Dia 22, às 10h.

SINTONIA 1

Informação do vereador Ramom Moreira. A Câmara de Bananeiras aprovou, por unanimidade, projeto de autoria dele, em 2013, que concede auxílio financeiro a estudantes universitários da cidade.

SINTONIA 2

Ramom citou ao projeto ao dizer que anda em sintonia com a Câmara da Capital, que aprovou proposta de Felipe Leitão que cria o Programa de Incentivo à Educação Universitária.

ASSÉDIO

O deputado Emano Santos vem sendo procurado, durante o recesso da ALPB, por partidos que querem colocar o seu irmão Neto Santos na chapa de vice, no Conde.

SEM NOMES

Não citou nomes, mas sabemos que o Conde já tem a atual prefeita, Tatiana Correia, o ex-prefeito Aluízio Régis e o secretário Waldson Sousa, na disputa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas