Veja em vídeos como foi dia de trânsito ruim e alagamentos na Grande João Pessoa

88
0
COMPARTILHE

Os 173 milímetros (mm) de chuvas registrados entre domingo (28) e segunda (29), em João Pessoa, causaram transtornos no trânsito e a retirada de famílias de áreas de risco. Nesta terça-feira (30), a previsão é de mais ocorrências e a situação de alerta por conta das chuvas segue até quarta-feira (31). Veja vídeos abaixo.

Leia também:

* Previsão continua indicando chuvas com intensidade de ‘moderada a forte’ na PB;

* Chuvas ultrapassam média histórica e Defesa Civil mantém alerta em João Pessoa;

* Chuvas que atingem NE colocam 85 cidades da PB em ‘perigo potencial’; veja lista e orientações;

* Doze famílias ficam desabrigadas em Bayeux e prefeitura pede doações;

As ocorrências por conta da chuva começaram ainda na madrugada desta segunda, quando famílias do bairro São José e de uma comunidade no bairro dos Ipês ficaram ilhadas. Ao todo, 11 famílias foram retiradas de suas casas e realocadas para escolas.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, o retorno de água do rio para dentro das comunidades vem sendo provocado pelo acúmulo de lixo nos canais de escoamento da água da chuva e o aumento da vegetação.

“Na comunidade no Bairro dos Ipês foi uma situação que nunca foi registrada, onde o acúmulo de lixo e de vegetação fez a água do rio retornar para dentro da comunidade. Por conta disso, traremos uma máquina para fazer a limpeza do rio e melhorar a situação, evitando novos alagamentos”, afirmou Noé Estrela.

Ainda segundo Noé Estrela, a Capital registrou 173 mm de chuva nas últimas 24 horas, o que também ocasionou queda de uma árvore na Avenida Tabajaras, deslizamento na barreira da BR-230 no quilômetro 19 e chamados no bairro do Alto do Mateus, mas sem necessidade de realocação de famílias.

“É muita chuva para um período de 24 horas. Com isso, a situação de alerta permanece até quarta-feira, já que a previsão é de mais chuvas”, concluiu Noé Estrela.

Já no município de Bayeux, na Grande João Pessoa, 12 famílias que moram na comunidade São Batista, no bairro do Sesi, ficaram desabrigadas por conta das chuvas. As vítimas do temporal foram levadas para um abrigo temporário.

Trânsito

Na Capital, o viaduto do Geisel e a ladeira entre os bairros de Valentina e Mangabeira foram os pontos com maior transtorno no trânsito registrados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

Com a diminuição das chuvas, a partir da tarde desta segunda, a Semob-JP informou que apenas a ladeira entre Valentina e Mangabeira continuava com problemas e com trafego de veículos intenso.

Já no viaduto do Geisel, por volta das 9h, duas pessoas ficaram feridas após um micro-ônibus ser trancado por um carro e bater no canteiro central.

Também por conta das chuvas, a Semob-JP adiou o início da interdição do tráfego de veículos na ladeira no fim da Avenida Cabo Branco, ao lado da Praça Iemanjá, na orla.

Ao Portal Correio, a Política Rodoviária Federal (PRF) informou que não registrou ocorrências relevantes após as 13h desta segunda.

Índice de chuvas

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 57 das 269 estações de monitoramento espalhadas pelo estado registraram chuvas nesta segunda.

As estações com maior índice foram: Bayeux, 149,5 mm; João Pessoa/DFAARA, 140,4 mm; João Pessoa/Marés, 122,8 mm; Santa Rita, 121,6 mm; Cruz do Espírito Santo, 98,6 mm; Conde, 95 mm; Mari, 88,9 mm; Capim, 72 mm; Guarabira, 64,2 mm; Araçagi, 64,1 mm; e Sertãozinho, 61,5 mm.

Veja abaixo uma galeria de vídeos da TV Correio com a cobertura das chuvas registradas na Grande João Pessoa:

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas