Veja programação

Oportunidades

Natal

Festival Aruanda

dia-tera-celebracao-a-imaculada-conceicao-e-a-iemanja
Dia de Iemanjá é celebrado em João Pessoa (Foto: Jornal Correio da Paraíba)

Veja programação dos eventos de Imaculada Conceição e Iemanjá

Na Capital, as programações vão desde missas e procissões a entregas de oferendas. Festas começam pela manhã e se arrastam até a noite, do Centro à Orla

0
COMPARTILHE

Esta sexta-feira (8) será um dia de muitas celebrações para adeptos de religiões de matrizes africanas e também do catolicismo. No caso dos cristãos, o dia será de homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Já as pessoas que seguem religiões africanas promovem honras a Iemanjá. Na Capital, as programações vão desde missas e procissões a entregas de oferendas. As festas começam pela manhã e se arrastam até a noite, do Centro à Orla

Festa de Iemanjá

A programação começa às 16h com uma caminhada, que parte do Palácio de Xangô Alafin, em Cruz das Armas, e segue com direção ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú. Segundo o organizador da caminhada, Pai Gilberto, o trajeto acontecerá pelas avenidas Cruz das Armas, Vasco da Gama, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa. A previsão é de que 2 mil pessoas participem da caminhada.

Os adeptos das religiões de matrizes africanas devem chegar à praia por volta das 20h. Antes da chegada da caminhada, haverá apresentações de capoeira e afroxé. Quando os religiosos já estiverem no Busto serão entregues oferendas à Iemanjá. Pescadores vão levar os objetos para a ‘rainha do mar’ em barcos.

De acordo com a presidente da Federação dos Cultos Africanos na Paraíba, Mãe Penha, o culto a Iemanjá acontece porque ela é considerada a mãe de todos os orixás. “Ela nos dá prosperidade, saúde e nos livra dos males desse mundo. É muito importante celebrar esse amor, que é puro e incondicional. Iemanjá nunca abandona seus filhos e dá a eles paz e consolo”, explica.

Igreja católica

Várias paróquias terão programações para o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A programação divulgada pela Arquidioce da Paraíba inclui as cidades de João Pessoa, Bayeux, Conde, Sapé e Itabaiana. Clique aqui para ver a íntegra das atividades.

Na Capital, as principais celebrações especiais são organizadas pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Varadouro. A programação começa cedo, às 8h. Na igreja, haverá reza de ofício, terço mariano e missa.

Também às 8h, uma procissão sairá da Capela Santa Marta, em direção ao trapiche do Porto do Capim. A procissão seguirá pelo Rio Sanhauá até a ilha da Santa, onde haverá celebração de missa. Às 16h, uma procissão sai da Igreja Senhor do Bomfim, na Ilha do Bispo, com destino à Rua Índio Piragibe, na lateral da igreja matriz, onde haverá missa.

De acordo com a fé católica, Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é a representação de Maria, mãe de Jesus, sem mancha, uma vez que ela concebeu o filho de Deus por força da graça divina. A Igreja ainda prega que Maria viveu uma vida sem qualquer tipo de pecado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas