Vencedora de Nobel da Paz faz palestra durante evento em João Pessoa

5
0
COMPARTILHE

A pesquisadora Ana Maria Cetto, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1995, fará palestra em João Pessoa nesta quinta-feira (1º) durante a II Escola Internacional de Computação Quântica, que acontece até a sexta (2). Participam do evento pesquisadores nas áreas de Física, Engenharia e Computação de vários estados do Brasil. As aulas ocorrem em um hotel na orla do Cabo Branco.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A Escola é interdisciplinar e aborda aspectos fundamentais da física quântica e computação quântica e destina-se instigar a troca de conhecimento e colaboração entre cientistas experientes em suas respectivas áreas de investigação.

A computação quântica ainda é um desafio teórico que para se tornar acessível ao grande público precisa encontrar meios de aplicabilidade prática. Mas, quando isso acontecer, a capacidade computacional dos dispositivos irá mais do que quadruplicar. Os processamentos serão muito mais rápidos, os equipamentos muito mais baratos, o ganho ecológico na economia de energia e materiais será muito maior.

Quem garante isso é a pesquisadora Cláudia Pombo, organizadora da Escola. “A Escola está interessada na computação quântica, nas possibilidades de construir computadores que tenham propriedades similares às propriedades quânticas porque se pensa que poderiam ser propriedades melhores para fazer comunicação com ganhos no tempo de resolução, materiais muito menores, um objeto pequeno poderia executar muitas funções ao mesmo tempo. Trabalhar uma quantidade de informação muito maior do que a forma como conhecemos hoje”, explica a pesquisadora.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas