‘Virada Legislativa’ em João Pessoa incentiva população a criar leis

0
COMPARTILHE

Organizações civis e não governamentais estiveram no Teatro de Arena, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), na manhã desta sexta-feira (20), para participar da primeira ‘Virada Legislativa’ do país, realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). A ideia é capacitar o cidadão comum a elaborar projetos de lei de iniciativa popular para coletar assinaturas eletronicamente através do aplicativo ‘Mudamos’.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Mobilidade urbana foi o tema escolhido para ser trabalhado nessa primeira capacitação. O coordenador de projetos do ITS Rio, Marco Konopack, explicou que a metodologia do trabalho compreende sete etapas. “Inicialmente vamos definir um problema para em seguida colocar a mão na massa, trabalhando os enunciados da problemática, definindo os termos e os comandos da lei. Por fim, iremos testar essa lei, que é uma etapa em que os vereadores vão interagir com os participantes da Virada. Nessa etapa, eles (os vereadores) irão atuar como consultores na finalização e acabamento dessa lei”, esclareceu Marco Konopack.

Durante toda a manhã, os participantes da ‘Virada’ puderam vivenciar o que os organizadores do evento definiram como “etapa de sensibilização ao tema”. Representantes dos movimentos organizados em torno da mobilidade urbana fizeram uma breve explanação sobre o assunto para, em seguida, esclarecer alguns questionamentos da população.

Os minipainéis foram apresentados pelo vice-presidente da Mesa Diretora da CMJP, vereador Lucas de Brito (PSL/Livres); pelo presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Casa, vereador Tibério Limeira (PSB); pelo representante da Secretaria de Mobilidade Urbana do Município (Semob), José Augusto Morosini; pela doutoranda em Planejamento Urbano, Aida Pontes; pela pesquisadora de cidades caminháveis e planejamento participativo de mobilidade urbana, Laura Quezado; pela ciclista urbana Patrícia Cunha; e pelo representante das empresas de transporte público urbano, Mário Tourinho.

Também participaram do evento as vereadoras Raíssa Lacerda (PSC) e Sandra Marrocos (PSB) e os vereadores Bispo José Luiz (PRB), Bosquinho (PSC), Carlão (PSDC), Damásio Franca (PP), Dinho (PMN), João Corujinha (PSDC), Marcos Henriques (PT), Milanez Neto (PTB) e Thiago Lucena (PSB).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas