Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

‘Expoagromari’ comemora aos 60 anos de Mari

A 1ª Exposição Agropecuária da cidade de Mari, na Paraíba, aconteceu em comemoração aos 60 anos de emancipação política do município, neste fim de semana. A feira foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário (SMDEA), visando realçar as ações desenvolvidas dentro do Projeto Propriedade Produtiva, e contou com importantes parcerias de sistema de serviços sociais, sindicatos, governo do Estado e secretarias, além da importante participação dos produtores rurais e empresários.

A ideia foi aproveitar o advento do aniversário do município, que estará completando 60 anos de emancipação política, nesta quarta-feira (19), buscando também a valorização da participação de agricultores familiares, produtores, cooperativas e empresários rurais e da cidade, com vista a promover a participação e a integração da população rural e urbana, levando conhecimentos tecnológicos, além do compartilhamento destes com o público.

“A nossa região é marcada pela utilização de meio tradicionais para o manejo do trabalho, com técnicas de cultivo e criação que são passadas através das gerações, porém com esse evento, estaremos agregando ainda mais conhecimentos e tecnologias para nossos agricultores e produtores. Parabenizo a todos os envolvidos nesta brilhante festa”, pontuou o prefeito Antonio Gomes, presente à Exposição.

Programação

Em sua primeira edição, a EXPOAGROMARI  contou com uma programação, com palestras sobre melhoramento genético e alimentação (métodos de conservação de forragens) dos rebanhos, confinamento de bovinos, exposição de eqüino com oficina sobre transferência de embrião, fitossanidade, sistema de cultivos de hortaliças, empreendedorismo rural, Cooperativismo, curso sobre o cultivo de arroz vermelho e branco no município (baseado no experimento realizado com esta cultura do município), exposição de artesanato, atrações culturais, concurso de da culinária regional, entre outros.

Além das ações desenvolvidas foram realizadas visitas demonstrativas, em quatro experimentos do Projeto Propriedade Produtiva, sendo eles: produção de forragens e ensilagem, de urucum, de mandioca e de batata doce. As visitas foram realizadas nas comunidades de Lagoa do Félix, Pirpiri, Sítio Tome e no Assentamento de Reforma Agrária, Zumbi do Palmares.

“O evento teve por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do sistema produtivo do município e estimular o mesmo para a região, por meio do uso de boas práticas de manejo de rebanhos e dos cultivos agrícolas, buscando ocupar um lugar de destaque na agropecuária, no artesanato e na gastronomia da região”, enfatizou Secretário da SMDEA, Severino Ramo.

Estima-se que mais de 2 mil pessoas, incluindo técnicos, expositores, produtores e trabalhadores rurais, empresas públicas e privadas, além dos visitantes em geral estiveram presentes no evento.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.