Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Biblioteca Municipal é reaberta em novo local e volta a atender à comunidade

A população de Cabedelo ganhou mais um equipamento de cultura e lazer nesta segunda-feira (24). A Prefeitura do município entregou a nova sede da Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe, que agora passa a funcionar na Praça Getúlio Vargas, 79, Centro, das 8h às 22h, sem intervalo.

A noite de inauguração contou com participação do músico Marcos Alcântara, que apresentou canções da MPB, e por um sarau poético coordenado pelo ator e poeta Heráclito Cardoso e toda equipe da secretaria de Cultura. O evento contou, ainda, com a apresentação especial do ator Alessandro Tcche, que recitou uma poesia caracterizado de Augusto dos Anjos. A programação de reabertura da Biblioteca se estenderá até esta quinta-feira (27) e inclui contação de histórias, sarau poético, sessão de cinema e lançamento de livros.

Fundada em 1974, a Biblioteca Aderbal Piragibe estava fechada desde dezembro de 2015, por não oferecer condições de funcionamento. O último prédio onde funcionava foi condenado por apresentar problemas nas instalações elétricas, inclusive, com ocorrência de princípio de incêndio.

 

Estrutura

O novo equipamento cultural e educacional da cidade possui prateleiras setorizadas de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal) e  um acervo com mais de 13 mil livros (sendo 10.100 do acervo geral e 3.700 livros de literatura infantil).

As instalações físicas do novo prédio incluem, ainda, 1 Sala de Recepção, 1 Sala de reunião/Clube de leitura, 1 Espaço de vivência “Tia Beta” (com videoteca, brinquedoteca e área para contação de histórias), 1 Sala de estudo e pesquisas, 1 Sala para a Coordenação Geral de Processos Técnicos, 1 Copa, 1 Almoxarifado, 3 banheiros e um amplo espaço externo no Quintal Cultural (local onde acontecerão os saraus poéticos e também serão desenvolvidas capacitações e oficinas).

O secretário Igobergh  justificou a homenagem à Tia Beta: “Ela foi uma arte educadora que se tornou uma das maiores contadoras de histórias da nossa cidade, então, nada melhor que reabrir esse equipamento público com essa justa homenagem traduzida em um espaço especial da nossa biblioteca”.

 

Atendimento

A biblioteca atende a toda comunidade e alunos desde o infantil até o ensino médio e para o seu gerenciamento contará com a disposição de um corpo de funcionários públicos municipais formado por 1 Coordenadora Geral, 1 Coordenadora de Projetos, 12 Auxiliares de Biblioteca e 2 Auxiliares de Serviços. Para empréstimos de livros, os interessados devem fazer a carteirinha, levando consigo RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3250-3240.

Programação da Semana

Dia 25 – Terça-feira

9h:  Contação de história para alunos da Creche Pequeno Príncipe: Sala de vivência Tia Beta. Contadores: Heráclito Cardoso e Ewerton Joaquim

15h: Cinema infantil para alunos da Escola Marizelda Lira da Silva.

19h: Lançamento do livro infanto-juvenil ‘O casamento da dona baratinha’, autora Kátia Medeiros, ilustradora Analice Uchôa.

Dia 26 – Quarta-feira

9h: Contação de história para alunos da Creche Pequeno Príncipe: Sala de vivência Tia Beta. Contadora: Maria Magdalena Rocha Araújo.

15h: Cinema infantil para alunos da Escola Maria Pessoa.

19h: Lançamento do livro de literatura Até o limite, autora Mirna Andreza, escritora cabedelense.

Dia 27 – Quinta-feira

20h: Encontro do Clube de Leitura Cabedelo

 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.