Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Campanha Outubro Rosa começa nesta terça-feira em João Pessoa

A campanha Outubro Rosa, que tem como intuito de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, vai ser iniciada nesta terça-feira (2) e João Pessoa. O evento de abertura acontece às 9h, no auditório do Centro Municipal Administrativo (CAM), que fica na Rua Diógenes Chianca, nº 1777, no bairro de Água Fria, Zona Sul da Capital.

Como parte da campanha, todos os distritos sanitários terão um ‘Dia D’, dedicado à promoção à saúde, com mobilização e chamamento das mulheres para a mobilização e cuidado. Na programação preventiva, serão ofertados aferição de pressão arterial, atualização de cartão de vacinas, avaliação médica e encaminhamentos para serviços especializados, palestras, rodas de conversa e orientação para estímulo ao autoexame e à mamografia.

A ação conta ainda com a oferta de auriculoterapia e serviços de beleza com manicure e profissional para manutenção de sobrancelhas.

Ainda como parte da programação de assistência preventiva, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) irá realizar agendamento com mastologistas, de forma espontânea durante todo o mês de outubro e novembro, ampliando o acesso e compromisso com as mulheres assistidas pela rede municipal.

Acesso aos serviços

A porta de entrada para assistência na atenção básica são as Unidades de Saúde da Família (USFs). Chegando ao local, a usuária passará por consulta médica ou avaliação com a enfermeira, que, ao verificar a necessidade do exame de mamografia, vai direcioná-la de forma regulada ou diretamente aos serviços conveniados que realizam o procedimento na Capital.

Atendimento espontâneo

O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia. Desde maio, com objetivo de melhorar o fluxo e ampliar o acesso aos serviços, a diretoria de Regulação da PMJP definiu que, após atendimento nas USFs, em posse do encaminhamento adequado (requisição de mamografia do MS), as mulheres podem optar entre fazer a marcação do exame por meio da unidade de saúde da família ou dirigir-se diretamente aos hospitais conveniados.

As unidades conveniadas são: Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paula e Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Para ter acesso ao exame diretamente nos serviços que acolhem as usuárias, é preciso ser munícipe de João Pessoa.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.