Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Nutricionista fala sobre alimentos que ajudam a aliviar a TPM

Todo mês, mulheres em idade fértil apresentam sintomas físicos ou psíquicos da Tensão Pré-Menstrual, a TPM. Essa alteração de humor, normalmente, aparece na semana que antecede a menstruação, interrompendo nos primeiros dias após o início do sangramento.

Segundo a nutricionista da Clínica de Nutrição da Universidade UNG, Flavia Terciano, alguns aspectos nutricionais devem ser considerados juntamente à avaliação da TPM. “Deve-se avaliar o uso de cafeína, sal, álcool e ajustar a alimentação para evitar deficiências nutricionais”, explica.

Alimentos permitidos

Alimentos ricos em L-triptofano como banana, nozes, leguminosas, aveia, abacate, mel, entre outros. Auxilia no combate a irritabilidade, fadiga, insônia. Além da compulsão alimentar, por doces principalmente, pois são precursores da serotonina, hormônio conhecido por trazer sensação de bem-estar e felicidade. Pensando ainda nos precursores da serotonina, indicamos alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Linhaça, semente de girassol e cereais integrais.

Aumentar o consumo de água. O período da TPM pode gerar inchaço, proveniente da retenção de líquidos. Uma sugestão é preparar uma receita de água saborizada (incluir rodelas de frutas na água) e consumir bem gelada.

Alimentos anti-inflamatórios são muito importantes, porque auxiliam na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios. Alimentos que podemos incluir são: ômega 3,6,9 (oleaginosas, cereais integrais e peixes como o salmão).

Reduzir o consumo

Nesse período é recomendado reduzir o consumo de cafeína (café, refrigerantes, alguns tipos de chá, bebidas energéticas), pois aumenta o hormônio do estresse e diminui a produção de serotonina, causando tensão e irritabilidade.

Sódio, presente nos alimentos industrializados, sal de adição e conservantes podem contribuir para a retenção hídrica. O inchaço é característico desse período (principalmente nos pés e pernas) e a sensação de ganho de peso. E evitar o excesso de álcool, para impedir desidratação e eliminação de nutrientes importantes.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.