Início Cinema

16ª edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB abre inscrições para mostras competitivas

Participantes podem se inscrever até dia 8 de outubro; festival ocorre de 1º a 5 de dezembro
(Foto: Divulgação/UEPB)

Estão abertas até o dia 8 de outubro as inscrições para as mostras competitivas da 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. O festival será realizado de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação Institucional (Codecom), Departamento de Comunicação (Decom) e Pró-Reitoria de Cultura (Procult). já estão abertas e seguem .

A temática do Comunicurtas 2021 é “Inventar a vida, viver a arte”, e mais uma vez contará, além dos tradicionais curtas-metragens, com a mostra de filmes em longa-metragem. O evento consiste na exibição de filmes e vídeos de curta duração provenientes da cidade de Campina Grande, da Paraíba e de diversos lugares do país, nas áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade. A proposta é abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade à produção local e regional, especialmente, além de visar o reconhecimento dos profissionais da área.

O Comunicurtas UEPB é composto por debates, oficinas, mostras competitivas e não competitivas, mas não se restringem a Campina Grande, ou às datas oficiais do festival. O projeto Comunicurtas Itinerante é realizado em outras datas ao longo do ano, em distintos municípios paraibanos. Todas as atividades promovidas pelo Comunicurtas são gratuitas e de acesso livre.

A novidade desta 16ª edição será a de mostra de videoarte “Território Liberdade”, que presta homenagem ao artista contemporâneo Antônio Dias, autor da obra “Território Liberdade, Faça Você Mesmo”. O artista nasceu em Campina Grande, em 1944, produziu e morou em diversos países e se consagrou como referência para as artes visuais no Brasil numa longa carreira.

São nove as mostras competitivas do festival, cujas categorias vão do local ao nacional, da reportagem à performances artísticas. A inscrição é gratuita e cada responsável poderá inscrever quantos trabalhos desejar, porém, o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra.

Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB, afirmou que a organização do evento já está a pleno vapor, frisando a ideia de curadoria pedagógica e debate de ideias entre os organizadores. Ele explica que a escolha do tema “Inventar a vida, viver a arte” evoca “Reinvenções”, temática da última edição, realizada no ano em que foi decretada a pandemia de Covid-19 e, por conta do isolamento social e diversas restrições cotidianas, a humanidade teve que se reinventar de várias maneiras.

“Percebemos que, nesse período, a arte em muito colaborou para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Especialmente o audiovisual, que esteve muito presente na etapa inicial do isolamento. A ideia é uma mescla disso tudo, de que a vida vai se reinventar e que a arte é um caminho para que a vida seja mais bela”, relata o coordenador.

Hipólito ainda acrescenta que a 16ª edição do Comunicurtas UEPB terá formato híbrido, com algumas atividades presenciais, seguindo as normas de biossegurança, e exibições virtuais. Mais detalhes serão transmitidos posteriormente, pois dependerá de novos encaminhamentos de protocolos na área de Saúde. O coordenador frisou que a edição do Comunicurtas é uma realização da UEPB, através do Núcleo de Mídias Digitais Machado Bittencourt da Codecom, e do Departamento de Comunicação, com apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão.

Inscrições

Participantes devem preencher um formulário eletrônico para cada trabalho, disponível aqui. No próprio formulário, haverá um espaço específico para inserir o link do vídeo inscrito, que deverá estar disponível em plataformas de vídeo, já em resolução para exibição. Estas e outras informações, bem como todas as regras para participação e competição das mostras, estão descritas no edital do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB.

Palavras Chave

CinemaUEPB

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.