Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Morte de peixes na Lagoa foi causada por esgoto, conclui Sudema

Grande volume de peixes mortos foi identificado nos dias 22 e 23 de janeiro deste ano, no Parque da Lagoa, em João Pessoa
Peixes achados mortos na Lagoa, em João Pessoa (Foto: Reprodução)

A morte de peixes da Lagoa, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, foi provocada por esgoto. A constatação é da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), divulgada nesta sexta-feira (5).

No dia 25 de janeiro, técnicos da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Sudema coletaram amostras da água da lagoa do Parque Solon de Lucena, em razão do surgimento de um grande volume de peixes mortos nos dias 22 e 23.

“Feita a análise em laboratório, constatou-se baixos níveis de oxigênio na água – o que pode levar espécies de peixes menos resistentes à morte –, alta densidade de bactérias indicadoras de esgoto, alterações na cor e presença de odores. Uma vez que trata-se de corpo hídrico lêntico (água parada), a acumulação de diversos tipos de contaminantes, como matéria orgânica advinda de esgoto, pode consumir o oxigênio presente na água, baixando o seu nível”, explicou a Sudema.

Conforme o órgão, a equipe coletou amostras de galeria pluvial, ao que se constatou a presença de esgoto (coliformes termotolerantes em alta densidade) e resíduos de produtos de limpeza (fosfatos, sulfatos e cloretos).

“A Sudema já está em contato com a Prefeitura Municipal de João Pessoa para que seja traçado um plano com o objetivo de identificar lançamentos clandestinos de esgoto na região”, finalizou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.