Moeda: Clima: Marés:

5G atinge novos limites de velocidade no Brasil

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem se superando a cada dia, com possibilidades que, até alguns anos atrás, seriam inimagináveis. Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para esse tipo de desenvolvimento é a velocidade das conexões de internet, que aumentou exponencialmente nos últimos anos.

Antigamente, na época das chamadas conexões discadas, eram necessárias horas, ou dias nos piores cenários, apenas para que fosse possível fazer o download de uma música favorita — sem contar os custos atrelados a isso, se a escolha fosse acessar a Internet fora dos momentos de valores promocionais do dia, que eram restritos às madrugadas e aos fins de semana. Além disso, a internet era limitada aos computadores, enquanto os celulares conseguiam, na melhor das hipóteses, enviar mensagens SMS e MMS.

Hoje em dia, qualquer música do mundo pode ser ouvida em uma fração de segundos, em plataformas como o YouTube ou mesmo em streamings de música. Não há nem sequer mais barreiras geográficas para isso, tendo em vista que, se a sua música favorita não estiver disponível para ser ouvida no seu país, já é possível que você obtenha uma VPN para o seu PC que pode fazer com que a sua localização mude instantaneamente e você garanta o acesso aos conteúdos que tanto quer, aproveitando uma excelente forma de entretenimento.

Com a chegada do 5G, o que já parecia simples vai ficar ainda mais. Com velocidades astronômicas, vai parecer cada vez mais difícil acreditar que, um dia, demoramos mais do que alguns segundos para baixar um filme.

Conheça a revolução do 5G

O 5G nada mais é do que a evolução das redes de tecnologia móveis, que até então estavam na quarta geração. Para que essa nova tecnologia seja implementada, toda uma estrutura física é necessária (com antenas e aparatos que possibilitem a transmissão do sinal). O Brasil tem caminhado com medidas efetivas no que diz respeito à criação dessa estrutura, conquistando resultados positivos e promissores.

Sem dúvidas, o grande diferencial desse novo tipo de conexão é a velocidade atingida pela rede, que pode chegar aos 10gbps, muito mais do que os já promissores 30mbps que o 4g — com um sinal cheio — conseguia atingir. Além disso, o 5G promete ser mais econômico no que se refere à bateria consumida pelo aparelho para sustentar a conexão.

O que esperar dessa nova tecnologia

A rede 5G foi pensada para contribuir cada vez mais com a popularização da internet no dia a dia. Seja contribuindo com a Internet das Coisas, que consiste em “conectar” itens como eletrodomésticos, luzes e gadgets, por exemplo, à internet, ou mesmo popularizando o acesso da internet de alta velocidade em dispositivos móveis a pessoas onde quer que estas se encontrem.

Neste momento, o dispositivo de entrada para a difusão do 5G é o celular, e é notável o esforço que algumas marcas têm feito nos últimos tempos para “democratizar” os recursos que antes eram destinados apenas aos aparelhos de topo e agora são entregues também em linhas mais econômicas.

Com um mundo cada vez mais globalizado e com o surgimento de cada vez mais nômades digitais, o 5G tem se mostrado como uma tecnologia capaz de aumentar ainda mais os limites da liberdade digital — que têm se modificado e atingido novos patamares a cada dia.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.