Lançado no ano de 2021, o filme A Bolsa ou a Vida, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, é um retrato da desigualdade social no Brasil e uma contestação ao sistema financeiro que opera no país. Atualmente, o documentário que possui duração de pouco mais de 1h40, está disponível de forma gratuita por meio do YouTube.
O documentário conta com entrevistas com algumas personalidades como o escritor e ambientalista indígena Ailton Krenak, o economista Eduardo Moreira e o padre Júlio Lancelotti, além de outros nomes de diversas áreas de estudo e da sociedade, que analisam o impacto da concentração de renda no país e a exclusão da população mais pobre.
Dentre as problemáticas levantadas ao longo do filme, está o déficit de infraestrutura para moradias no Brasil, que resulta em habitações cada vez menos seguras para pessoas pobres. Questões ambientais, também são levantadas por alguns dos entrevistados, que relatam os impactos do desmatamento de florestas e estabelecimento de monoculturas no país.
De acordo com o intelectuais entrevistados, o sistema financeiro também contribui para aumentar a desigualdade a exclusão social no país, por conta da falta de políticas públicas e do aumento de privatizações, o que segundo eles, também resulta em juros mais altos no bancos, endividamento da população e reinvestimentos em grandes corporações, que mantém um ciclo vicioso.
Além disso, o filme busca mostrar também as mudanças sociais ocorridas após a pandemia da covid-19, como a perda de empregos e dificuldade para a retomada da economia. Segundo a crítica, o documentário consegue mostrar um importante ponto em torno da desigualdade social e provoca reflexões sobre economia e exploração da natureza.
Os entrevistados destacam que enquanto programas como o Bolsa Família tentam proporcionar uma distribuição de renda pontual para os mais necessitados, medidas adotadas para grandes empresas concedem isenção de quantias milionárias em dívidas e impostos.
O mundo mudou totalmente depois da pandemia do Coronavírus. Esse novo cenário deixa uma série de incertezas e a busca por um mundo igual se faz ainda mais necessária. O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e reflete sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.
• Título: A Bolsa ou a Vida
• Direção: Silvio Tendler
• Duração: 102 min (1 h 42 min)
• Ano de lançamento: 2021
• País: Brasil