Início Geral

A virada

Superação. Essa é a palavra que ganha, definitivamente, lugar na trajetória política do governador Ricardo Coutinho. A vitória nas urnas nesse domingo, com mais de 111 mil votos de maioria sobre o senador Cássio Cunha Lima, justifica o conceito. Uma virada que reforma consigo todo o cenário e imaginário político paraibano.

De janeiro pra cá, como bambu, envergou, mas não quebrou. Sua reeleição foi ameaçada no rompimento de Cássio. Envergou quando assistiu o senador tucano reunir a maior coligação em torno de si, mas não quebrou, trazendo forças antagônicas, como PT e PMDB, e ganhando força no combate em que ao final levou a melhor.

Quando entrou no processo eleitoral, era um homem “predestinado” a perder em todas as melhores bolsas políticas do ramo. Talvez tenha sido esse o grande erro dos seus adversários: achar que, acertando ou errando, o resultado da eleição já estaria escrito nas estrelas ou previsto no horóscopo.

Ricardo trabalhou nesse vácuo, aproveitando as brechas dos erros alheios e capitalizando para si as oportunidades de acertos, principalmente na estratégia de conceituação diante de um eleitor cada vez mais exigente e antenado. Potencializou a comunicação na construção de sua mensagem e tentativa de diferenciação.

Jogou a isca e puxou Cássio para a competição da comparação, neutralizando o adversário – candidato de oposição – da expectativa de apresentação da sedutora proposta de um “governo novo”. Diante do equivocado clima de “já ganhou”, chegou ao fim do primeiro turno “colado” e desbancando todo o excesso de otimismo.

Com o acirramento do saldo final do primeiro turno, o eleitor já sinalizava a curva ascendente dos girassóis. Daí pra frente, o governador mudou o ponteiro da expectativa de poder e obrigou Cássio a lutar para não perder o que teve, já sem forças de ampliação. Ricardo mostrou, de novo, que cresce na adversidade. E a eleição, mais uma vez, ensinou que não se ganha e nem se perde de véspera.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.