Abertura oficial dos Congressos de HIV/Aids e Hepatites Virais acontece nesta ter?a em JP

19
COMPARTILHE

Acontece nesta terça-feira (17) a solenidade de abertura oficial do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais, prevista para as 16h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa. Além do governador Ricardo Coutinho, também estarão presentes o ministro da Saúde, Marcelo Castro, a secretária Estadual de Saúde, Roberta Abath, e o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O grupo do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), do Governo do Estado, ficará responsável pela apresentação cultural. A solenidade será encerrada com a conferência “Por que pensar no fim da epidemia em 2030?”, com Julio Montaner, do Canadá.

“A abertura fará a apresentação da programação e enfatizará que os congressos abordarão o estado da arte da política de saúde da Aids e Hepatites Virais, envolvendo a comunidade científica, movimentos sociais e gestores de saúde”, afirmou a gerente executiva da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Renata Nóbrega.

Além das autoridades políticas, participarão da abertura oficial instituições de ensino superior, diretorias de serviços de saúde do Estado, secretários municipais de saúde, representantes da Assembleia Legislativa, Organizações Não-Governamentais, movimentos sociais, veículos de imprensa e representantes de todas as secretarias diretas e indiretas do Estado.

Pré-congresso — Antes da solenidade de abertura, na parte da manhã, a programação inicia com o chamado “pré-congresso”, às 8h. Serão várias oficinas ministradas por palestrantes de várias partes do Brasil e do mundo. Entre as temáticas, está a abordagem sobre os caminhos da inclusão; saúde integral e a população trans.

Renata Nóbrega informou ainda que as oficinas trarão um debate amplo sobre as temáticas que envolvem o HIV/Aids e as Hepatites Viriais. A programação completa pode ser consultada clicando aqui.

Saiba mais — O 10º Congresso de HIV/Aids e do 3º Congresso de Hepatites Virais serão promovidos pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Governo da Paraíba. A expectativa é que compareçam três mil pessoas do Brasil e de todo mundo, entre trabalhadores da saúde, professores universitários, estudantes de pós-graduação e a população chave, a exemplo de usuários vivendo com HIV/Aids ou Hepatites, profissionais do sexo, travestis, transexuais, jovens gays, etc.

O Congresso de Aids é realizado desde a década de 90. Nas nove edições anteriores, o foco sempre foi a prevenção. O que muda a partir deste ano é que se torna um evento que debaterá todos os aspectos da resposta à epidemia: novas técnicas de diagnóstico, novos tratamentos, novas pesquisas, profilaxias pré e pós-exposição.

Já o Congresso de Hepatites Virais está na terceira edição e só cresce em importância. Isso porque, em relação à hepatite C, o Brasil e o mundo vivem em 2015 um momento sem precedentes, com a alta possibilidade de cura trazida por novos medicamentos e o compromisso assumido pela OMS, que pretende erradicar a doença até 2030.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas