Início Notícias

Ação na praia lembra importância da doação de órgãos

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro, mas a ação em alusão à data aconteceu neste sábado (28), na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), com apoio da Unimed-JP e Hospital Nossa Senhora das Neves, chamaram a atenção de banhistas e pedestres sobre a importância da doação de órgãos. Lembraram, inclusive, que não é mais necessário deixar o registro do desejo de ser doador em um documento: basta avisar à família.

Só este ano, de acordo com a Central de Transplantes da Paraíba, foram realizados 14 transplantes no estado, cinco captações multiórgãos e cinco transplantes multiórgãos. Em um semestre, foram seis captações de fígado, equivalente ao total de todas as captações de 2018.

Para agilizar o processo de captação de órgãos, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba disponibilizou uma viatura, com um motorista 24 horas, para o transporte de órgãos e da equipe de captação. O compromisso foi validado com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o CBMPB e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nosso papel, como profissionais, é convencer a família, publicar informações nas redes sociais, reforçando sempre que, para a doação acontecer, é preciso apenas que a família autorize”, declarou Paloma Evelin Araújo, enfermeira da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Unimed-JP. O hospital da Unimed é habilitado para realizar transplantes de fígado, coração e rim.

*Texto de Lucilene Meireles, do Jornal CORREIO

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.