Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Açude que abastece a Grande João Pessoa sangra

O principal açude que abastece a Região Metropolitana de João Pessoa, o Gramame/Mamuaba, continua sangrando desde o dia 26 de março, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Além dele, outros oito mananciais também sangram no estado.

Leia também: Racionamento de água termina em nove cidades da PB

Com capacidade para 56,9 milhões de metros cúbicos de armazenamento (m³), Gramame tem 58 milhões de m³, ou 101,89% de capacidade. Outro manancial da região da Capital, Marés contabiliza 1,8 milhão de m³, ou 87,02% da capacidade total, que é de 2,1 milhões de m³.

Já os outros açudes que estão sangrando são: Olho d’Água e São Salvador, ambos na Zona da Mata; Araçagi, no Brejo; Lagoa do Meio e Pitombeira, ambos no Agreste; Cachoeira dos Alves, São José I e São José II, ambos no Sertão.

Ainda conforme a Aesa, outros 21 mananciais estão sem situação de observação, quando se encontram entre 20% e 5% de capacidade de armazenamento, e sete estão em situação crítica, com menos do que 5% de armazenamento.

Previsão

Ao Portal Correio, a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, afirmou que as regiões do Litoral, Brejo e Agreste estão entrando no período chuvoso e devem concentrar mais chuvas pelo menos até julho.

Já as regiões do Cariri/Curimataú e Sertão estão no fim do período chuvoso, mas ainda podem registrar eventos isolados de chuva.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.