Início Geral

Aesa debate situação hídrica do Sertão da PB em Brasília no Dia Mundial da Água

Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a situação do rio Piancó-Piranhas-Açu no Sertão, vai ser debatida em Brasília. O curso da água que nasce na Serra de Piancó, na Paraíba, e desemboca em Macau, no Rio Grande do Norte, será apresentado pela diretoria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) durante o Seminário sobre a crise hídrica e a segurança de barragens no Brasil.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Com o objetivo de avaliar as dificuldades enfrentadas na gestão de recursos hídricos no Brasil, decorrentes, especialmente, da crise hídrica nas bacias do Nordeste e do Sudeste, o evento será realizado na sede da Agência Nacional de Águas (ANA). A apresentação da Paraíba vai mostrar como o sistema de reservatórios Coremas-Mãe D’Água, com capacidade para mais de um bilhão de metros cúbicos, garante o abastecimento urbano e rural, pereniza o rio Piancó e trecho do rio Piranhas até a montante da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte.

“Não é uma conta fácil de fechar, já que o açude de Mãe D’Água tem 13,3% e Coremas está com apenas 8,9% da capacidade. Também atuamos em parceria com vários órgãos para fazer uma fiscalização intensa nos rios e evitar o uso indevido da água”, informou o diretor-presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Técnicos da Aesa também participarão da Semana de Mobilização em Defesa da Água, que será aberta nesta terça-feira, às 8h, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. A programação conta com o lançamento do programa de Responsabilidade Social da Cagepa; a apresentação “Água da Paraíba”, feita pelo secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo; além de palestras sobre os programas Água Doce, Água para Todos e Saneamento Ambiental. Na quarta-feira (23) acontecerão exposições no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, Zona Leste da Capital, com estandes de vários órgãos do governo do Estado.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.