Início Geral

Ag?ncia Nacional das ?guas intensifica junto com a PM a fiscaliza??o da irriga??o na PB

A Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com a Polícia Militar, vem promovendo desde o dia 13 de outubro a fiscalização para que as regras de restrição de uso para irrigação e criação de peixes ou outros animais aquáticos, no rio Piranhas-Açu e nos açudes de Coremas e Mãe D’Água, sejam compridas pela população.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Nas próximas semanas, novas campanhas de fiscalização serão realizadas e os usuários irregulares poderão ter suas bombas lacradas e apreendidas. As irregularidades identificadas são punidas com advertências, multas e embargos.

De acordo com as regras de restrição de uso da água no período seco, os usuários localizados nos municípios de Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Paulista e Riacho dos Cavalos só podem captar água nas segundas, quartas e sextas. Já os usuários localizados nos municípios de São Bento, Jardim de Piranhas e Jucurutu podem captar água nas terças, quintas e sábados. No domingo, a captação da água está proibida para todos os usuários.

Além das regras de restrição, cada propriedade só pode irrigar no máximo cinco hectares e está proibido utilizar o método de irrigação por inundação, devido à sua ineficiência.

Segundo a ANA, os açudes da região estão com menos de 30% de capacidade de armazenamento e as chuvas que caíram nos últimos meses não foram suficientes para recarregar de forma satisfatória os açudes que abastecem o rio Piranhas-Açu e isso aumenta ainda mais a necessidade de conscientização dos usuários.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.