Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

‘Agosto das Letras’ tem atividades em Belém e João Pessoa

Depois de passar pelas cidades de Cuité, Cajazeiras e Sapé, a caravana literária da 4ª edição do projeto “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba” chega ao município de Belém, levando atividades nesta terça-feira (28) e vai até quinta-feira (30). O encerramento acontece na capital paraibana, na sexta-feira (31). A homenageada deste ano é a professora e poetisa paraibana Anayde Beiriz. O festival tem como proposta base cultivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens.

Em Belém, a programação inicia com a oficina ‘Musicalização para Crianças’, com Dany Danielle e a ‘Contação da Rua’, nos dias 28 e 29, a partir das 14h. Na terça-feira à noite, a partir das 19h, acontece a solenidade de abertura seguida de lançamentos de livros e sarau. As atividades serão na Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Lira.

Na noite de quarta-feira (29), às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo de literatura dramatizada ‘Música e Poesia em caminhos de versos’, com o grupo Frente Trovadora. A apresentação tem como palco a Praça 6 de Setembro.

A caravana do Agosto das Letras encerra sua passagem por Belém na quinta-feira (30). Às 10h, a ‘Cia. Boca de Cena’ apresenta o espetáculo ‘Colcha de Retalhos’, na Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Lira.

O evento, que teve sua abertura oficial no dia 2 de agosto, em João Pessoa, se estende até o dia 31, com oficinas, palestras, lançamentos, mesas redondas, contação de histórias e uma série de atividades interativas começando pela capital paraibana e percorrendo as cidades de Cuité, Cajazeiras, Sapé e Belém.

Na semana de encerramento, o Agosto das Letras volta a João Pessoa, no dia 31, para o ‘III Seminário Paraibano de Acessibilidade’, que tem como objetivo discutir e conhecer práticas acerca da temática inclusão e acessibilidade. Estarão reunidos gestores, pesquisadores, profissionais e pessoas com deficiência, envolvendo diferentes instituições educacionais, entidades, empresas, ONGs que vêm se comprometendo com a temática nas áreas da educação, cultura, comunicação, mobilidade urbana e tecnologia assistiva.

Com o intuito de agregar várias atividades culturais para atrair diversos públicos, o festival adquire o aspecto itinerante, buscando a sua interiorização com o objetivo de levar as ações para um público maior. 

Quem foi Anayde Beiriz?

Professora e poetisa nascida em João Pessoa em 18 de fevereiro de 1905 e morta em 22 de outubro de 1930, em Recife (PE), aos 25 anos. Tem seu nome ligado à História da Paraíba, devido à tragédia em que foi envolvida, juntamente com o advogado e jornalista João Duarte Dantas, com quem mantinha um relacionamento amoroso. Para a mentalidade conservadora da sociedade brasileira à época, particularmente na Paraíba, Anayde não era uma mulher bem vista por causa das ideias progressistas que alimentava: como poetisa, participava ativamente do movimento intelectual, envolvida em acontecimentos artísticos e frequentando saraus literários. Como cidadã, defendia a participação das mulheres na política, em uma época em que sequer podiam votar.

Criticada publicamente por razões morais e políticas, Anayde sentiu-se acuada após o assassinato de João Pessoa por João Dantas, que causou comoção popular. Desse modo, abandonou a sua residência na Paraíba e foi morar em um abrigo no Recife, onde passou a visitar João Dantas, detido em flagrante e recolhido à Casa de Detenção daquela cidade. Dantas foi posteriormente encontrado morto em sua cela, degolado, em 3 de outubro do mesmo ano, no início da Revolução de 1930. Embora tenha sido declarado o suicídio como causa mortis na época, as circunstâncias ainda permanecem obscuras. Anayde, aos 25 anos de idade, morreu dias após Dantas, supostamente por auto envenenamento. Foi sepultada como indigente no Cemitério de Santo Amaro.

Agosto das Letras – programação

Belém

28/08 e 29/08

14h – Oficina de Musicalização para crianças, com Dany Danielle e a Contação da Rua

Local: Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Lira

28/08

19h – Solenidade de abertura / lançamentos de livros /  sarau

Local: Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Lira

29/08

19h – Espetáculo de literatura dramatizada: Música e Poesia em caminhos de versos, com o grupo Frente Trovadora

Local: Praça 6 de Setembro

30/08

10h – Apresentação do espetáculo Colcha de Retalhos, com a Cia. Boca de Cena

Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Lira

João Pessoa

31/08

8h às 12h e das 13h30 às 18h – III Seminário Paraibano de Acessibilidade

Local: Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.