Educação

Eleições 2018

#SouRepórterCorreio

TV Correio

numero-de-trabalhadores-vai-subir-20-para-acelerar-transposicao-no-sertao
Transposição leva água ao Sertão Nordestino (Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional)

Água da transposição só deve chegar ao Sertão da PB em 2019

Previsão é de que a água chegue ao túnel Milagres, no Ceará, em setembro deste ano, e siga para a Paraíba e Rio Grande do Norte

330
COMPARTILHE

A terceira e última estação de bombeamento do eixo norte do projeto de integração do rio São Francisco foi acionada sexta-feira (3) no município de Salgueiro, Sertão pernambucano. Com isso, as águas da transposição vão encher reservatórios do Ceará, Rio Grande do Norte e, provavelmente em 2019, na Paraíba.

Conforme o ministro da Integração Nacional, o bombeamento vai garantir a chegada de água para mais de 7,1 milhões de habitantes em 223 cidades.

A terceira estação vai bombear o rio São Francisco a 90 metros de altura. Essa era a última etapa de maior complexidade do primeiro trecho do eixo norte. Com o acionamento, a previsão é de que a água chegue ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará, em setembro deste ano.

Porém, ao Portal Correio, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, o estado só deve receber as águas do eixo norte da transposição a partir do início de 2019.

“Não iremos receber essas águas este ano porque elas irão seguir direto de Salgueiro para o Ceará, enchendo o açude de Jataí, o que deve demorar até outubro. Além disso, existem obras que ainda precisam ser complementadas e acabadas para que as águas possam descer para a Paraíba, abastecendo os rios Piranhas e Piancó, levando água para o Sertão”, afirmou João Fernandes.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas