O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), destacou que os investimentos significativos feito pelo Governo Federal em saneamento básico no país, têm o objetivo de promover um avanço,no menor prazo possível, rumo à universalização do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos urbanos, além do adequado manejo de águas pluviais urbanas e o controle de enchentes. Ribeiro falou sobre a importância das parcerias entre o Ministério das Cidades e os governos municipais e estaduais.
“O desafio do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano é articular as políticas para as cidades brasileiras em todos os níveis. Não adianta só o Governo Federal agir”, afirmou o ministro, que é vice-presidente de Partido Progressista na Paraíba.
De acordo com o ministro, o investimento em 2013 em saneamento é o maior dos últimos anos. No total, foram R$ 28,5 bilhões em que 40% do valor é referente a projetos elaborados pelos estados e municípios com recursos do Governo Federal. “O saneamento passou a ser um foco específico do Governo Federal. Avançar por meio destes investimentos passou a ser prioridade”, reforçou Ribeiro.
Aguinaldo Ribeiro também enfatizou o empenho do Ministério das Cidades em só aceitar projetos para obras de pavimentação com a conclusão de intervenções de drenagem e coleta de esgoto.
“Hoje, nós temos políticas integradas. Não financiamos mais intervenções de pavimentação que não seja integrada com saneamento”, ressaltou.Outra tema de destaque foi acessibilidade e programas urbanos, que prioriza o apoio ao planejamento territorial urbano e à política fundiária dos municípios.
O ministro também revelou que mais de R$ 2 bilhões foram investidos em prevenção de risco e encostas. “Esses são temas que nunca foram tratados e só estão sendo abordados por conta dessa conquista da população”, frisou Aguinaldo Ribeiro.