Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Aguinaldo, O Relator!

Quando a missão parece estar difícil, o deputado Aguinaldo Ribeiro vai lá e consegue o impossível. Relator da PEC 45/19 que trata da Reforma Tributária na Câmara, o deputado paraibano viu seu trabalho ser ameaçado por outro texto sobre o mesmo tema que tramita, paralelamente, no Senado: a PEC 110/19. Para não haver disputas no voto sobre o melhor texto, eis que Aguinaldo propõe uma compilação dos dados para formatar e criar um texto único sobre a Reforma no Congresso. Em uma rodada de conversas com os presidentes da Câmara e do Senado, deixou acertado que o melhor seria a criação de uma Comissão Especial formada por 40 parlamentares (20 senadores e 20 deputados) para melhor análise sobre a condensação das duas propostas em um só texto. E assim foi feito.
Mas não sem antes Aguinaldo garantir que será o relator da matéria, também na nova comissão, que ainda nem está formada! É aquilo: “enquanto você vai com o caju, eu já tenho a castanha”!

Calendário

A comissão mista para unificar as propostas de reforma tributária do Congresso Nacional terá 60 dias para trabalhar após ser instalada. A expectativa do Congresso e do Governo é aprovar a reforma tributária ainda no primeiro semestre.

Hugo defende Produtores

Sobre a apreensão de queijos artesanais produzidos na Paraíba, em shopping center de Recife, o deputado Hugo Motta lamentou o episódio e saiu em defesa dos produtores paraibanos: “o estado é lento para regulamentar e cobra dos empreendedores exigências burocráticas inviáveis. É preciso ter alternativas ao invés do confisco, fechando negócios que geram emprego e renda”.

Maranhão defende Reformas

Para o senador José Maranhão a reforma tributária surge como a mais importante de todas e também acredita que ela poderá ser concluída este ano. “É a grande chance que temos para alterar todo sistema de cobrança de impostos no Brasil. O atual modelo é arcaico, injusto e anacrônico, pois dificulta o crescimento da economia penalizando quem trabalha e produz”.

Edna no Palácio

A deputada Edna Henrique foi recebida na Casa Civil da Presidência da República tratando do desbloqueio de recursos aprovados (e já empenhados) oriundos de emendas de sua autoria, destinados a municípios paraibanos. Teve o compromisso do Planalto por uma breve solução.

Otimismo de Efraim

Uma das marcas registradas do deputado Efraim Filho é o seu otimismo. Isso tem sido uma constante em seu trabalho como coordenador da bancada paraibana e líder nacional do DEM na Câmara. Não foi à toa que chegou sorridente e saiu satisfeito do DNIT esta semana ao emplacar acordo para retomada das obras suspensas na BR 230 na grande João Pessoa. A bancada envidará esforços com recursos de emendas parlamentares no valor de R$ 15 milhões e o DNIT entrará com mais R$ 35 milhões. E as obras suspensas serão retomadas!

Em Nome do Pai

“Quem viu, veu!” Na votação do caso do deputado Wilson Santiago, última quarta na Câmara, em que teve seu mandato restabelecido pelo plenário, o trabalho de ‘corpo a corpo’ realizado pelo deputado estadual Wilson Filho. Esteve com cada um dos líderes que se relacionou durante anos quando foi deputado em Brasília. E conseguiu!

Bem na Foto

A página de abertura do site do Senado desta semana trouxe uma foto do presidente Davi Alcolumbre ao lado do paraibano Fabio Nogueira, presidente da Atricon – Associação Nacional dos Tribunais de Contas. A legenda da foto se referia à reforma tributária, mas, na verdade, o momento era a chegada do senador na posse do Conselheiro paraibano, em Brasília.

Posse em Brasília

Fabio Nogueira tomou posse em mais um mandato à frente da Atricon em cerimônia bastante concorrida na última quinta, 6. Entre as autoridades que formaram a mesa do evento, estavam a ministra Ana Arraes, Vice presidente do TCU; a juiza Renata Gil, presidente da AMB, e o ex senador Cássio Cunha Lima, autor da PEC 22/17 que fortalece o Sistema de Controle no país.

Frase

“Como delegada sei da importância da valorização dos profissionais da Segurança Pública e apoio a luta dos que se arriscam em defesa dos paraibanos”, deputada Edna Henrique.

*Edinho Magalhães

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.