Início Geral

ALPB entrega Medalha Augusto dos Anjos ao m?dico e escritor Ast?nio Fernandes

O médico oftalmologista e escritor Astênio Cesar Fernandes foi homenageado na tarde desta quarta-feira (12), em sessão solene realizada no plenário Deputado José Mariz, com a Medalha Augusto dos Anjos, a maior comenda cultural outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O médico e escritor Astênio Fernandes agradeceu a honraria e ressaltou a sua admiração por Augusto dos Anjos, que vem desde que ele tinha 16 anos. “Augusto é um poeta que se preocupa com a existência humana dentro da perplexidade do homem, em sua pequenez carnal e grandeza de pensamento”, afirmou.

A homenagem foi feita através de um requerimento do deputado Raniery Paulino (PMDB), da outorga apresentada pela Mesa Diretora da ALPB em 2009. “Este é um dia emblemático em que se celebra o centenário de morte de Augusto dos Anjos. A ALPB presta homenagens a este poeta paraibano conhecido internacionalmente, e que tem na figura do doutor Astênio um dos seus grandes estudiosos”, ressaltou.

A sessão contou também com a participação dos deputados Trócolli Junior (PMDB) e Janduhy Carneiro (PTN), além de amigos e familiares do homenageado, como também jornalistas e escritores, além do ex-deputado Arthur Cunha Lima, autor da matéria que homenageou Astênio Fernandes. “Poucos homens conheciam Augusto dos Anjos como Astênio e nada como contemplá-lo com essa comenda, nesta data tão significativa”, disse o ex-presidente da ALPB.

Astênio Fernandes é médico oftalmologista e escritor, ocupante da cadeira 25 da Academia Paraibana de Letras (APL) desde 2010. Nascido em Campina Grande, formou-se em Medicina em João Pessoa e fez residência em Oftalmologia no Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, onde também concluiu seu doutorado na UFMG. Também concluiu o pós-doutorado na França.

Como professor da UFPB, lecionou a disciplina de Oftalmologia e participou de diversos trabalhos científicos. Também idealizou e criou o Centro de Referência Oftalmológica (CEROF) e o Programa de Residência Médica.

No âmbito cultural, lançou oito livros, dentre eles Âkâsha, Memorial da palavra, Imortalidade é liberdade, e Timbre. Também participou como colaborador do livro “Augusto dos Anjos: Além da Linguagem”. Além de ser imortal da APL, é membro efetivo da Academia Paraibana de Filosofia.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.