A Assembleia Legislativa da Paraíba abriu, nessa segunda-feira (3), os trabalhos legislativos em sessão solene da 17ª Legislatura. A abertura é prevista pelo artigo 11 do Regimento Interno, mas os parlamentares só irão retornar as atividades em março.
De acordo com o presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), as sessões só serão iniciadas depois da realização da reforma do prédio da ALPB. Segundo ele, o retorno aos trabalhos parlamentares deve acontecer em 30 dias, tempo previsto para conclusão das obras na sede.
Ricardo Marcelo explicou que as obras não começaram em tempo hábil, em 20 de dezembro, por causa do adiamento da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA). O investimento na obra do prédio é de R$ 1,5 milhão.
O presidente da Casa disse que essa suspensão atrapalha os trabalhos legislativos, mas que os parlamentares vão compensar “trabalhando incessantemente” e garantiu que vão conseguir recuperar esse tempo parado.
“Nós não vamos ter espaço em lugar nenhum para fazer as sessões. Temos que ter ainda, além de um auditório, as galerias e é impossível conciliar isso aqui em João Pessoa, pois temos auditórios grandes, mas não temos a capacidade de fazer as nossas sessões e as reuniões das comissões”, explicou.
Por causa disso, Ricardo Marcelo informou que a Mesa Diretora ainda não estabeleceu os planos e metas para 2014 e que ainda vai sentar com todos os diretores, deputados, colegiados e líderes para traçá-las.
Conforme a assessoria de imprensa da Casa, o trabalho de reforma emergencial da sede do prédio da ALPB será realizado através do Ato 008/2014, de autoria da Mesa Diretora. Será realizada uma série de intervenções nas instalações elétricas, hidráulicas, de capeamento e refrigeração, bem como na estrutura dos gabinetes parlamentares e nas unidades de trabalho.