ALPB homenageia mulheres, debate importância e conquistas femininas na Paraíba

Homenagem, realizada através de videoconferência, foi proposta pelo presidente da Casa, Adriano Galdino
Assembleia
Assembleia Legislativa da Paraíba (Foto: Divulgação/ALPB)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (8), uma sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem, realizada através de videoconferência, foi proposta pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, e pelo deputado Wilson Filho. Durante o debate, os parlamentares ressaltaram as lutas e conquistas alcançadas pela mulher paraibana.

O presidente Adriano Galdino prestigiou as mulheres paraibanas em nome da sua esposa, a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino. Citou a força da sua mãe e a importância dela na sua história política. “Graças a força dessas mulheres guerreiras eu fui a luta e juntos construímos nossa história. Tudo isso eu devo a minha mãe, minha esposa e as minhas três filhas. A mulher é uma figura ímpar, que cria e dá condições para que esse mundo possa ser cada vez melhor”, declarou Galdino.

A sessão teve como objetivo destacar as conquistas, discutir desafios e debater políticas públicas em prol da mulher no estado. “Quero agradecer demais a todas as mulheres presentes. Todas têm o nosso respeito e admiração. A Paraíba tem mulheres exemplares e muitas delas estavam participando desse momento tão especial e a Assembleia não poderia deixar de prestar essa homenagem”, disse Wilson Filho.

Maísa Félix, coordenadora das delegacias da Mulher na Paraíba, disse que a data de hoje é de comemoração, de lutas e de reafirmação dos direitos de mulher. “Nas crises, nós mulheres sofremos muito mais. Ela bate a nossa parte de uma maneira muito mais forte. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a Assembleia Legislativa que, de maneira eficaz tem dado, num difícil período de pandemia, uma grande contribuição para o nosso estado. Todos vocês estão de Parabéns”, afirmou a delegada.

A prefeita Eliane Galdino falou da sua gratidão por estar realizando o sonho de ser gestora da cidade de Pocinhos e de cuidar das pessoas. “Se todas os gestores e gestoras assumissem seus mandatos com esse pensamento, esse País seria bem melhor. Temos que perseguir os nossos sonhos. Se perdermos os nossos sonhos, as oportunidades ficarão para trás”, disse.

A deputada Jane Panta agradeceu a homenagem fazendo um apelo às mulheres, que decidem no voto os nossos representantes. “Nós somos maioria no eleitorado, mas ainda somos minoria no parlamento. Fica aqui o meu convite, fica aqui o meu apelo, para que todas as mulheres se mobilizem na política para que possamos melhorar o parlamento, o Poder Executivo e contribuir para um país melhor. Lugar de mulher é na política”, destacou.

A promotora de Justiça Rosane Araújo, representando o Ministério Público do Estado (MPPB), disse que a Paraíba é uma rede fortalecida na defesa dos direitos da mulher. Segundo ela, tudo o que as mulheres conquistaram e continuam conquistando “é fruto de muita luta”. “Este é o momento de se reiterar, de se reafirmar, de se reordenar na luta para uma sociedade cada vez mais igualitária e melhor”, declarou.

Decreto

A secretária da Mulher e Desenvolvimento Humano da Paraíba, Lídia Moura, falou sobre o lançamento de um novo cenário de enfrentamento à violência contra a mulher com a assinatura, pelo governador João Azevêdo, do decreto que aprova o Plano de Ação para Aplicabilidade do Protocolo do Feminicídio na Paraíba.

O decreto será publicado no Diário Oficial e fará com que todos os crimes violentos contra a mulher sejam olhados como crime de gênero. Lídia também falou sobre a assinatura do termo de cooperação técnica para a implantação da Casa de Abrigamento Provisório do Sertão, que funcionará em Sousa; contratos do Empreender Mulher Reintegração Social; e o anúncio a segunda edição do edital do Selo Prefeitura Parceira das Mulheres.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.