Moeda: Clima: Marés:

Alterações no fígado e na vesícula podem causar coceira

Professora do curso de Medicina do Unipê explica sobre o tratamento

Há inúmeras razões para que tenhamos coceira pelo corpo. Podem ser desde infecções, como micoses, picadas de inseto, alguns alimentos e medicamentos até alterações em órgãos importantes para o corpo humano, como o fígado e a vesícula. Mas por quê?

A médica gastroenterologista e endoscopista digestiva Camila Marinho Farias, professora do curso de Medicina do Unipê, antes pontua: o fígado, os ductos biliares e a vesícula biliar são órgãos fundamentais para o metabolismo da bilirrubina (substância amarelada encontrada na bile), participando da produção, excreção e estocagem da mesma.

Então existem doenças que podem comprometer esse fluxo da bile, como um cálculo (pedra), fazendo com que o pigmento bilirrubina passe para a corrente sanguínea e se acumule.

“Nesses casos a pele e a parte branca dos olhos podem ficar amareladas. A pele coça, a urina fica escura e as fezes podem se tornar claras. Dentre as substâncias existentes na bile, algumas delas parecem ser pruritogênicas (causadoras de coceira) por se acumularem e estimularem estruturas nervosas existentes na pele. A coceira pode ser intensa, generalizada e não controlada”, acrescenta Camila.

Para tratar os sintomas, é fundamental que haja o controle da doença de base, ou seja, o que causa a coceira. “Além disso, medidas gerais como hidratação da pele, evitando seu ressecamento podem ajudar. Existe ainda uma gama de terapia medicamentosa que auxilia no alívio dos sintomas e deve ser prescrita após avaliação pelo especialista, avaliando caso a caso”, pontua a médica.

Gosta das áreas de gastroenterologia?

Faça Medicina! O curso do Unipê forma profissionais pautado em princípios éticos, qualificados com base no rigor científico e capazes de intervir em situações de saúde-doença que fazem parte do perfil epidemiológico nacional. Saiba mais sobre a graduação aqui!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.