Início Geral

Alunos da rob?tica educacional fazem apresenta??o premiada em Jo?o Pessoa

Os alunos da Escola Municipal General Rodrigo Otávio (Emgro) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Bairro dos Estados, fizeram uma apresentação de robótica nesta quarta-feira (5) para receber o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior. Os estudantes ganharam a medalha de bronze na Olimpíada Latino-Americana de Robótica, que aconteceu de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP).

Leia mais Notícias no Portal Correio

“A robótica permite a esses alunos aprender e reaprender. Por parte da Secretaria de Educação nós vamos ampliar esse projeto e queremos levar para as 95 escolas da rede. Já investimentos mais de R$ 3 milhões e vamos dar todo o apoio para as escolas do município participarem das competições”, disse o secretário Luiz Junior.

A equipe Arteporânea é formada pelos alunos Maria Eduarda Batista do Nascimento, de 11 anos, Wanessa Maria Carvalho Leitão e Otávio Bento Almeida de Lima, ambos de 13 anos, e Yuri Vieira de Carvalho, de 15 anos.

Os alunos desenvolveram dois robôs que foram chamados de Cauã, que nas tribos indígenas significa Gavião, e Potira, que quer dizer Flor. Para chegar na definição do tema e construção dos robôs, um grupo de professores se reuniu e aproveitou a aproximação que tinha com a tribo indígena Potiguara para sugerir o tema.

A equipe Arteporânea foi visitar os potiguaras para estudar a dança do Toré e não o ritual. “Quando voltamos da Baía da Traição nós tivemos um acompanhamento também de uma artista indígena. Isso tudo foi e é um desafio para eles. Eles foram despojados de ambições, de vitória, mas para aproveitar e compartilhar isso, nós colocamos sempre para essa equipe que eles não pensem em entrar na competição para ganhar, mas sim como vencedores. Eles estão tendo a oportunidade de ter mais conhecimentos”, explicou o professor de artes e coordenador de robótica da Emgro, José Getúlio Martins.

Para o estudante Yuri Vieira, o que levou a conquista da equipe foi a união do grupo. “Nós tivemos pouco tempo para nos prepararmos e entrar na competição. Na seletiva estadual que aconteceu aqui em João Pessoa ficamos em 13º lugar. Nos preparamos, continuamos unidos e nos demos bem em São Paulo”, disse com alegria.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.