Início Geral

Alunos da UEPB aproximam cultura erudita e popular de escolas públicas de Campina

Um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes do curso de Letras/Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, tem estimulado alunos da rede pública de ensino a conhecer mais da cultura nordestina e estreitado o “abismo” entre o erudito e o popular. Intitulada “Cultura, Literatura e Criatividade: do erudito ao popular (CLIC)”, a iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Até o momento já foram realizados 17 encontros que resultaram na montagem de uma peça que foi apresentada nesta quinta-feira, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula.. Com base nas aulas ministradas pelos estudantes de Letras da UEPB, os alunos da escola escreveram inicialmente um texto dramático e, posteriormente, montaram a peça teatral. “Simplesmente Sertão: ser tão arriado de xodó por você” é o título da encenação que conta, na linguagem do universo nordestino, aspectos da região. A história mostra o drama de uma família nordestina que sofre com a seca, enfrenta e vence problemas típicos de uma região castigada pelas intempéries climáticas, mas rica culturalmente, com valores insubstituíveis.

A peça mobilizou todos os alunos desde a produção do texto, divisão dos personagens, pessoal responsável pelo cenário e produção, passando por figurinos, maquiagem e desenhos para divulgação. Segundo Nathália Pinto, as atividades do projeto têm surtido efeitos positivos, pois além de estimular o gosto pela leitura, poesia popular e pela produção textual, tem contribuído para elevar o desempenho escolar dos alunos.

“O que percebemos com isso foi a melhora significativa nas notas dos alunos que participam do projeto, desenvolvimento da oralidade e melhora considerável na escrita, o que é de grande valia para o desenvolvimento da educação da nossa cidade”, frisa a estudante Nathália Pinto.

As aulas acontecem nas quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, na escola. Os alunos bolsistas Ana Daniele Félix, Andreia Aparecida Medeiros, Arthur Velázquez e Nathalia Pinto elaboraram uma sequência didática com a temática “Ôxente! Isso aqui é Nordeste: um passeio entre a Literatura e a Dramaturgia”, para levar os estudantes a conhecer e valorizar a literatura nordestina através de textos dramáticos de forma que despertassem neles o interesse de escrever uma peça teatral.

Sob a coordenação da professora Magliana Rodrigues e supervisão da mestranda Diana Nunes, o projeto, que já tem cinco anos de execução, tem por objetivo promover a integração entre a educação superior e a educação básica, destacando o importante papel no universo dos estudantes, além de introduzir os discentes no cotidiano escolar da rede pública.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.