Início Geral

Alunos de escola Municipal de JP representam o Brasil em categoria de dan?a na RoboCup

Uma equipe composta por sete alunos da Escola Municipal De Ensino Fundamental Apolônio Sales de Miranda, em Cruz das Armas, na Zona Oeste de João Pessoa, vai competir na categoria ‘Dance Primary’ (Dança Primária) da RoboCup 2014, que ocorre em João Pessoa de 19 a 25 de julho. Segundo o responsável pelo grupo, é a única equipe brasileira a representar essa categoria no evento.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O professor de robótica, responsável pela turma, Thalles Araújo, disse que a temática abordada é sobre os ritmos musicais, com uma homenagem à cultura local, passando também pelos ritmos tocados no sul do Brasil.

Ele disse ao Portal Correio que os alunos estão mais de oito meses em treinamento, desde a dança até a confecção do cenário e dos figurinos. “É uma missão, representar o nosso país nesta competição; estamos dando o máximo de nós e na reta final dos ajustes”.

A equipe é formada por estudantes que têm entre 11 e 14 anos, obedecendo à regra do RoboCup que estabelece a idade máxima de 15 anos para essa categoria.

Thalles adiantou que a data da apresentação da equipe ainda não foi definida e ele também falou que não pode dar muitos detalhes da coreografia para manter a surpresa e afirmou que os alunos estarão presentes durante os três dias do evento.

Assista à matéria exibida na TV Correio HD

RoboCup 2014

O torneio internacional de futebol de robôs acontece de 19 a 25 deste mês, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A realização do campeonato na Paraíba é de responsabilidade do Governo do Estado e deve atrair um público de 60 mil visitantes de todo o mundo. Participam do evento mundial cerca de 400 times, com 4 mil competidores de 45 países.

O grupo interessado nas visitas guiadas deve fazer o agendamento prévio, preenchendo um formulário disponível na página eletrônica oficial do evento. “Depois de feito isso e encaminhado o formulário via internet, será gerada uma confirmação automática de envio. O serviço é gratuito”, disse Carmem Faria.

Quem optar pela visitação simples não precisa fazer agendamento. A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários.

O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.