
O rei Charles 3º e a rainha Camilla desembarcaram nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27), para uma visita que celebra os 250 anos da Declaração de Independência americana. O casal foi recebido pelo presidente Donald Trump e pela primeira-dama Melania Trump.
A visita é a primeira de um monarca britânico aos EUA em duas décadas. Já Trump visitou o Reino Unido em setembro do ano passado, quando chamou o rei de “amigo de longa data” e o descreveu como “especial”.
O presidente dos EUA, que cresceu vendo a mãe escocesa acompanhar a realeza, nunca escondeu a admiração pela família real britânica. Em 2005, Trump e Charles 3º se encontraram pela primeira vez em Nova York.
Durante o primeiro mandato, Trump realizou mais de uma visita para a rainha Elizabeth 2ª. Em uma dessas viagens, em 2019, acabou se aproximando de Charles, com quem mantém contato por meio de cartas até hoje.
Em 2023, durante a coroação de Charles e Camilla, Trump desejou um reinado longo e glorioso ao “maravilhoso novo rei”. No ano seguinte, quando Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício, o monarca enviou uma carta particular ao americano.
Charles é conhecido por escrever cartas à mão, como uma forma de terapia e por considerar o gesto significativo. Acredita-se que ele também tenha enviado uma mensagem de parabéns para Trump quando ele assumiu a presidência dos EUA pela segunda vez.
Além de Trump, o rei mantém contato com a primeira-dama Melania, que também conheceu em 2005. Segundo fontes internas, o que uniu a dupla foi a preocupação com o meio ambiente. Nas correspondências, eles conversam sobre natureza, jardinagem, arquitetura e artes.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp