Sede da Anvisa (Foto: divulgação)

Anvisa proíbe consumo de queijos e leite condensado contaminados

Produtos possuem problemas com presença de bactérias que causam doenças

4975
COMPARTILHE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição, venda e consumo de lotes de queijos da marca Friolack e do leite condensado da marca Fazendeira. Os produtos possuem problemas com presença de bactérias que causam doenças.

Os lotes de queijos Friolack, identificados abaixo, estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.

Produto  Lote  Data de Fabricação – Validade
Queijo Prato Lanche Fatiado e Interfolhado 290 11/11/2017 – 09/02/2018
Queijo Mussarela Fatiado 303 30/10/2017 – 28/01/2018
Queijo Coalho 312 06/11/2017 – 04/02/2018

 

A Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado.

Leite condensado

O leite condensado da marca Fazendeira teve o lote 0681M1, que já havia passado por interdição preventiva de 90 dias, proibido pela Anvisa.

A decisão foi tomada por conta de laudo de análise emitido pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro. O parecer constatou presença, em excesso, de Estafilococos Coagulase Positiva, bactéria que pode provocar vômitos, dor de barriga e mal-estar.

A Baduy e Cia Ltda., empresa fabricante do leite condensado Fazendeira, não poderá mais comercializar e distribuir o produto, além de ter que recolher todo o estoque existente no mercado.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas