Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Aplicativo de hospedagem Airbnb poderá ser regulamentado na Capital em 2017

O crescimento de reservas de hospedagem em João Pessoa por meio do aplicativo Airbnb deve ser regulamentado na capital paraibana em 2017. O sistema, que permite que as pessoas tenham acesso a um mercado comunitário para obter reservas de acomodações, seja por computador, celular ou tablet, pode possibilitar uma economia de até 30% no valor das diárias, em média, se comparadas com os preços praticados pelo setor hoteleiro.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Se o aplicativo pode beneficiar os consumidores, pode também prejudicar o segmento hoteleiro e, por isso, já existe um movimento nacional para minimizar as perdas. Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Graco Parente, é necessária a regulamentação do aplicativo para que haja uma concorrência leal, não do modo como acontece hoje, que, segundo ele, se torna injusto pelo fato de que a empresa não paga impostos.

De acordo com Parente, ir de encontro ao chamado ‘Uber da hotelaria’ é um equívoco, ou colocar os consumidores contra a hotelaria. No entanto, não combater com meios legais seria omitir um problema que poderá acarretar em fechamento de unidades hoteleiras e, consequentemente, uma série de demissões. O executivo afirmou que essa discussão já está sendo mantida em Brasília e que a regulamentação do Airbnb estaria sendo incluída nas propostas da reformulação da Lei Geral do Turismo.

A capital paraibana deverá sair na frente na regulamentação. O vereador eleito Thiago Lucena (PMN) revelou que já está ultimando a coleta de informações para que seu primeiro Projeto de Lei seja no sentido de regulamentar o Airbnb em João Pessoa, no ano de 2017. “O Airbnb é uma ferramenta que traz um impacto positivo ao turismo”, apontou ele, que entende que deve haver a regulamentação para que haja um tratamento igualitário e que também seja positivo para a rede hoteleira.

Lucena, que disse já ter utilizado o aplicativo, se reuniu na última segunda-feira (5) com Graco Parente para coletar mais informações sobre o sistema e ouvir informações sobre o posicionamento do sindicato. Após o encontro, o vereador disse que ficou ainda mais seguro sobre a apresentação do projeto, tendo se comprometido em trabalhar para a aprovação dele, buscando total consenso.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.