Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Aplicativos do SUS prometem ajudar usuários em serviços

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estavam tendo problemas com a emissão dos cartões em João Pessoa. Porém, para evitar problemas como este, o usuário pode contar com a tecnologia. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente o app Meu digiSUS, que disponibiliza para o usuário informações pessoais e clinicas contidas no Cadastro Nacional de Usuário do Sistema Único de Saúde (CADSUS), Portal do Cidadão, Corporativo e Cadastro nacional de estabelecimento de Saúde (CNES).

Para realizar seu primeiro acesso, o usuário precisa baixar o aplicativo e inserir algumas informações básicas, após isto, o sistema localizará o cartão. Após este passo, o usuário visualizará o número do Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades:

A aba “Saúde” permite o acesso às principais novidades do aplicativo e apresenta uma visão geral das funcionalidades.

A página Minha Saúde mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

A página “Serviços de Saúde” permite a consultar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

A página “Atendimento SUS” apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não foi realizado.

e-SUS Atenção Básica

Já uma nova versão do sistema e-SUS Atenção Básica será disponibilizada aos gestores do SUS. Com a atualização, os pacientes irão receber notificações das consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelo aplicativo do Ministério da Saúde. Entre as novas funcionalidades da última atualização, os profissionais de saúde também poderão registrar no prontuário eletrônico as vacinas aplicadas, permitindo armazenar todas as ações de saúde do cidadão em um mesmo local. A medida possibilita acessar o histórico do usuário em todos os serviços do SUS que estejam informatizados. A nova versão foi aprovada na Comissão Intergestores Tripartide (CIT). Confira outros aplicativos aqui.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.