Moeda: Clima: Marés:

Após fracasso da Seleção na Copa do Mundo feminina, Arthur Elias inicia os trabalhos como novo treinador

Foto: Anders Henrikson / Flickr

O Brasil mais uma vez ficou pelo caminho no sonho de conquistar a Copa do Mundo Feminina. Apesar de não ser o time favorito, a eliminação precoce na primeira fase não era esperada, o que gerou muitas críticas.

A ansiedade estava grande no país, inclusive para os apostadores, que contaram com diversas opções no Brasil, como a Betway, para apostar no futebol feminino. A estreia até foi boa, com vitória sobre Panamá por 4 a 0. Em seguida, levou 2 a 1 da França e ficou no 0 a 0 com a Jamaica.

O desempenho bastou para colocar um ponto final na história da treinadora Pia Sundhage com a Seleção Brasileira. Para o seu lugar, o multicampeão com o Corinthians, Arthur Elias, já foi anunciado.

Os números de Pia na Seleção Brasileira

Pia Sundhage chegou ao Brasil com muitas expectativas em 2019. Apesar dos números não serem ruins, o desempenho foi longe do esperado, e ela chegou a balançar no cargo em outros momentos.

Ao todo foram 57 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 67,2%. Além disso, anotou 139 gols e sofreu 42. Porém, nas conquistas, apenas uma Copa América, em 2022.

Em sua história com a Seleção Brasileira, a comandante fez uma verdadeira renovação, com oportunidades para diversos atletas. Porém, isso não bastou e a equipe caiu nas quartas de final nos Jogos Olímpicos de 2021, em Tóquio. Ao todo, foram 90 atletas convocadas pela sueca, que também acumulou críticas por não levar nomes como Cristiane para o último Mundial.

Arthur Elias chega com moral

O novo comandante da Seleção Brasileira Feminina foi anunciado, Arthur Elias. Ele estava no Corinthians, onde ajudou a revolucionar a categoria no país, com bom futebol e títulos.

Ele começou como treinador em 2016, no Audax/Corinthians, uma parceria entre o Timão e a equipe de Osasco. Porém, está no futebol feminino desde 2006, inclusive, foi campeão do Campeonato Brasileiro com o Centro Olímpico em 2013, quando era o supervisor de futebol.

Entre as conquistas como treinador, ele levou com a camisa do Corinthians: cinco Brasileiros (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023), duas Libertadores (2019 e 2021), três Paulistas (2019, 2020 e 2021), duas Supercopa do Brasil (2022 e 2023) e uma Copa Paulista (2022).

Apesar de já assumir a Seleção e, inclusive, convocar atletas para um período de treinamento na Data Fifa, ele ainda terá um último compromisso com o Corinthians. O desafio é encerrar a história no Timão com o título da Taça Libertadores, disputada na Colômbia em outubro.

Após isso, ele foca de vez no comando com o Brasil, onde tem contrato até a Copa do Mundo de 2027.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.