Moeda: Clima: Marés:

Após seis anos do alerta feito por Tovar, MPF ainda constata lançamento de esgotos na água da Transposição

Para o deputado Tovar Correia Lima, o Governo deve iniciar um trabalho intenso de tratamento dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem
Tovar
Foto: Divulgação

Desde 2016, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) já alertava o Governo do Estado da Paraíba sobre o esgotamento sanitário em municípios paraibanos que despejavam esgoto no Rio Paraíba, trecho por onde passa a água da Transposição do Rio São Francisco. Passados quase seis anos, o Ministério Público Federal (MPF) ainda constata que o problema persiste, mostrando a falta de comprometimento do governo estadual com o setor hídrico.

Na época, o deputado Tovar explicou que toda a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba se encontrava poluída por esgoto doméstico. Municípios como Monteiro, Camalaú, Congo e São Domingos do Cariri, são os responsáveis pela poluição do rio por onde passa hoje a céu aberto a água do São Francisco no Estado.

“Fizemos esse alerta desde 2016. Isso é muito grave e o Governo do Estado precisa tomar uma atitude urgente para esse problema de esgotamento sanitário. Não se pode admitir que as águas do Velho Chico cheguem à Paraíba e aqui fiquem poluídas por irresponsabilidade do atual governo. É preciso iniciar os trabalhos de tratamento de esgotamento sanitário em todos esses municípios”, destacou o deputado.

Para Tovar, o Governo deve iniciar um trabalho intenso de tratamento dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem dos 54 municípios que compõem as bacias de contribuição dos rios receptores da Transposição do São Francisco.

Uma equipe do Ministério Público Federal realizou uma inspeção, na última segunda-feira (9), no canal da transposição em Monteiro, e identificou derramamento de esgoto nas águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Com a constatação, o órgão reiterou cobrança à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), bem como pedirá providências ao secretário estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e à Prefeitura Municipal de Monteiro.

Este conteúdo é de responsabilidade do deputado estadual Tovar Correia Lima

Palavras Chave

Informe Legislativo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.