Moeda: Clima: Marés:

Ar-condicionado: como economizar energia

Você sabia que o ar condicionado em sua casa é um dos aparelhos que mais consome energia?

Alguns usuários o ligam quando querem trocar de ambiente, enquanto outros o deixam ligado quando saem. Como podemos usar este aparelho para reduzir nossas contas de energia e, ao mesmo tempo, ficar mais confortáveis?

De acordo com Paulo Junior, especialista em energia sustentável , existem algumas dicas para usar sabiamente os aparelhos de ar condicionado no verão.

Quais são as melhores dicas para usar ar-condicionado no verão?

1) Primeiro, determine se sua unidade existente é suficiente para suas necessidades. Pode acontecer que a simples substituição do equipamento antigo por um novo modelo lhe proporcione uma economia nos custos de eletricidade. O tamanho ideal de um sistema de ar condicionado é geralmente entre 3 e 4 kW (kilowatts). No entanto, uma diminuição de 0,5 kW pode não ser motivo para mudar a unidade, pois isso pode resultar em um desconforto futuro, além de desperdiçar mais energia.

2) Antes de usar o ar condicionado pela primeira vez neste verão, certifique-se de que seus filtros estejam limpos e intactos. Isto aumentará sua eficiência de 30% para 50%. Para isso, se seu equipamento for antigo, pode ser muito importante substituí-lo por filtros de alta eficiência. Se sua máquina não tiver filtro ou se o instalado já tiver alcançado suas condições ideais de uso (quase transparente), aproveite as opções de baixo custo . Você pode fazer seu próprio filtro com uma camiseta velha, fixá-lo na grelha metálica com alfinetes de roupa e molhá-lo na água uma vez por semana. Desta forma, a bobina do evaporador estará livre de poeira e você terá uma melhor regulagem de temperatura.

3) Uma vez instalado, defina seu equipamento com base na preferência pessoal. A maioria das pessoas não têm consciência de que no verão é necessário baixar a temperatura à noite em um ou dois graus em comparação com o que é desejado durante o dia. Se você tiver ar condicionado central , quando for dormir basta colocar esta opção no modo “ventilador”, o que economiza energia sem comprometer o conforto .

Se sua máquina tiver um display inovador, ajuste o timer para que o compressor só funcione quando necessário. Ajustando-o por cerca de seis horas por dia, ou menos, dependendo da necessidade, suas contas de energia podem ser reduzidas em 10%. Mas se você não puder, use um timer eletrônico, lembre-se de desligá-lo quando sair de casa.

4) Limpe regularmente o interior de seu ar condicionado. A bobina do evaporador geralmente está escondida dentro da máquina e é potencialmente uma das partes mais sujas, pois acumula poeira. Isto diminui sua eficiência em até 25%. Se seu equipamento não tiver um filtro removível, use uma escova ou aspirador com cerdas macias para remover o pó de outros componentes em contato com refrigerantes (tais como as pás do ventilador). Evite usar água , que pode ser muito prejudicial para este tipo de aparelho.

5) Durante o verão, abrir janelas durante o dia somente se não houver umidade ao ar livre. Se houver alta umidade, abra-as à noite quando as temperaturas estiverem mais baixas e a ventilação pode ser melhor. Além disso, evite ajustar a temperatura acima de 28ºC (82ºF). Caso contrário, se você confiar em seu sistema de refrigeração para manter as salas a esta temperatura, você desperdiçará energia.

Lembre-se que uma unidade de ar condicionado eficiente economiza energia e dinheiro ao longo do tempo. Portanto, é importante cuidar de seus componentes para que eles possam proporcionar o máximo conforto a um custo mínimo. Você também pode utilizar fontes renováveis de energia, como painéis solares, que reduzem os custos operacionais dos aparelhos de ar condicionado em até 60%.Um dos melhores momentos para comprar seu ar-condicionado é durante a Black Friday.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.