Início Geral

Arenas da RoboCup s?o montadas neste fim de semana no Centro de Conven??es em JP

As arenas onde acontecerão as disputas da RoboCup 2014 começam a ser montadas neste sábado (11). Durante a semana que antecede o início dos jogos, cerca de 150 profissionais intensificam os trabalhos pra deixar tudo pronto. O campeonato mundial de robótica acontece de 19 e 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, e tem organização local do Governo do Estado. A estimativa dos organizadores é que mais de 60 mil pessoas visitem a Capital paraibana por causa do evento.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

A vice-coordenadora nacional da RoboCup 2014, Esther Luna Colombini, explicou que as etapas dos preparativos estão sendo concluídas de acordo com o programado. “Todas as 1.200 mesas (utilizadas pelas 400 equipes participantes) já estão montadas. O próximo passo agora é instalá-las em seus respectivos lugares na competição. Os computadores e televisores também já foram instalados. Enquanto isso, o cabeamento elétrico está sendo feito. Neste final de semana vamos começar a montar as arenas”, completou.

A previsão da organização nacional é que até 400 times, com quatro mil competidores de 45 países, participem da RoboCup 2014. Para isso, será montada uma grande estrutura. A organização prevê a utilização de 2,5 quilômetros quadrados de carpete, três toneladas de tecidos e 14 km de fios para as instalações do evento. Além das arenas onde acontecerão alguns jogos de futebol, serão montadas duas réplicas de casa. Elas terão 100 metros quadrados e serão mobiliadas com utensílios domésticos para as competições da categoria Home.

O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.

O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. No Brasil conta ainda com a organização de mais de 400 professores voluntários. O projeto também é de responsabilidade mundial da RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.