Início Geral

Arlinda Marques em JP ? o 1? hospital p?blico do NO e NE a criar prot?tipos para neurocirurgia

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Estado, é o primeiro hospital público das regiões Norte e Nordeste a realizar a Prototipagem Rápida ou Manufatura Aditivada para procedimentos neurocirúrgicos. O planejamento cirúrgico, por meio da prototipagem rápida, tem por objetivo propiciar intervenções mais rápidas e menos arriscadas, com custos também menores.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Dois procedimentos cirúrgicos, sendo um de crânio e outro de coluna, já foram realizados no Arlinda Marques pela Prototipagem Rápida ou Manufatura Aditivada.

De acordo com o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Oliveira, esse procedimento é um processo de construção de modelos físicos da anatomia humana. “Esses modelos são baseados nas tomografias computadorizadas do paciente. Desta forma, os protótipos são individualizados e representam com fidelidade a estrutura anatômica”, explicou.

Ainda segundo o professor, as técnicas de prototipagem rápida são baseadas no princípio de construção de um modelo 3D – camada por camada – e o resultado final é uma cópia em escala real da região anatômica escolhida.

Como exemplo dessa nova técnica cirúrgica, o professor Rômulo Oliveira cita um caso em que uma menina tinha uma escoliose grave. “Produziu-se um modelo 3D, que irá facilitar a equipe do médico Christian Diniz, chefe do serviço de Neurocirurgia do Hospital Arlinda Marques, a abordar a patologia com conhecimento prévio da anatomia e das nuances que sua equipe iria enfrentar”, afirmou.

O professor Rômulo Oliveira ressalta ainda que a Prototipagem Rápida ou manufaturada Aditivada facilita a comunicação entre o médico e o paciente, ficando mais fácil explicar o procedimento, visualiza as áreas pouco acessíveis; simula o processo cirúrgico reduzindo o número de procedimentos; permite criar guias cirúrgicos; auxilia no diagnóstico e ajuda a planejar cirurgias reduzindo custos e riscos de longas cirurgias.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.