Moeda: Clima: Marés:

Armário cápsula: consumo de roupas com mais sustentabilidade

Especialista professora do Unipê indica as principais peças para o guarda-roupa funcional

Talvez você saiba, mas já parou para refletir no que tem no seu guarda-roupa? Parece desnecessário pensar, só que o consumo desenfreado de roupas e acessórios estimulado pela indústria fast fashion (moda rápida) coloca para dentro do seu armário peças que muitas vezes não tem utilidade alguma. Na contramão disso, ter um armário cápsula é um passo significativo para apoiar um estilo mais saudável e sustentável para o planeta.

Basicamente, um armário cápsula traz uma seleção minimalista com poucas roupas, mas sem renunciar ao estilo: são peças-chave que podem ser combinadas de várias maneiras. A designer de moda e Profa. Ma. Valesca Sperb Lubnon, de Design de Moda do Unipê, diz que esse comportamento ajuda a diminuir tempo ao escolher o que vestir e contribui para um consumo mais consciente e sustentável, priorizando qualidade sobre a quantidade.

“A moda está se tornando mais sobre expressão pessoal e menos sobre seguir tendências passageiras, e o minimalismo oferece um caminho para abraçar isso plenamente”, diz Valesca. O primeiro passo é quebrar o tabu de que é errado ter poucas peças de roupas e não criticar pessoas que fazem isso. O segundo é não levar para casa todas as roupas que puder comprar e quiser.

Montando um armário cápsula

Segundo Valesca, especialistas sugerem entre 25 e 40 peças, incluindo roupas e acessórios, para montar um armário cápsula. A quantidade varia de acordo com a rotina de cada pessoa. Por isso, conhecer a sua rotina lhe ajudará a escolher peças que realmente proporcionem conforto, confiança e estilo. “Se você tem muitas peças paradas em seu closet há meses, então, está na hora de reavaliar”, indica a especialista.

Abaixo, Valesca lista alguns itens para o seu closet, que permitem uma infinidade de combinações elegantes para frequentar muitos ambientes!

• Camiseta branca: com gola delicada ou gola canoa é a base de inúmeros looks. Pode ser usada sozinha, sob blazers, cardigãs ou vestidos, oferecendo uma base neutra para a construção de diversos visuais.

• Calça Jeans: duas peças, sendo uma com modelagem mais casual (pode incluir rasgadinhos, desgastes ou lixados) e a outra com corte e acabamentos mais discretos, em substituição à calça de alfaiataria. Hoje, o jeans pode ser casual ou sofisticado, dependendo de como é combinado com outras peças.

• Blazer: um blazer estruturado acrescenta elegância instantânea a qualquer conjunto. Pode ser usado sobre vestidos, blusas, camisetas e até mesmo a camiseta branca básica. Caso prefira um visual mais informal, tenha um blazer feito com tecidos inusitados como malha de moletom ou tecidos inteligentes.

• Vestido preto: o famoso “little black dress” não poderia ficar de fora. Um vestido preto simples e clássico pode ser adaptado para diversas ocasiões, desde eventos formais até saídas casuais. Escolha a modelagem que te faz sentir confortável e que valorize sua silhueta.

• Saia e short básicos: uma saia ou short em cor neutra e comprimento confortáveis são versáteis e podem ser combinados com vários tipos de blusas, criando uma variedade de visuais.

• Camisa branca: é atemporal e pode ser usada de maneira casual ou formal, a depender do tipo do tecido que é feita. Pode ser combinada com calças, saias ou usada como sobreposição. Para ela ser realmente prática, prefira tecidos inteligentes que não precisem ser passados a ferro ou vapor, pois muitas vezes, na hora de sair com pressa, sempre a deixamos de lado por não termos o tempo apropriado para passar.

• Cardigã: é perfeito para adicionar camadas e textura a um conjunto. Pode ser usado sobre vestidos, blusas ou camisetas.

• Lenços e echarpes: esses acessórios versáteis podem ser usados no pescoço, na cabeça ou até mesmo amarrados na alça de uma bolsa, adicionando cor e estilo aos looks.

• Calçados e cintos: esses itens podem transformar completamente a aparência de um conjunto e transmitir muita personalidade. Escolha a modelagem que seja funcional para a sua rotina e necessidades, um mix com rasteirinha, tênis e salto é interessante.

• Brincos, colares e pulseiras: algumas peças como brincos pequenos e colares delicados podem adicionar um toque de sofisticação e pontos de luz ao visual.

“Lembre-se de que a chave para um armário cápsula bem-sucedido é a versatilidade e a qualidade das peças escolhidas. Ao focar em itens que se complementam e se adaptam a várias situações, você estará criando um guarda-roupa eficiente, sustentável e repleto de estilo”, reforça Valesca.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.