Início Geral

Arsenal de Cartaxo

O Corregedor do TCE, Fernando Catão sustenta que quanto maior a transparência, menor as possibilidades de malfeitos nas prefeituras. No 5° Relatório da Transparência Pública da Paraíba, que a Corte divulgou ontem, João Pessoa é 1° lugar entre os 223 municípios paraibanos, com nota 9,9. No contraponto está São José do Brejo do Cruz, com 0,5.

Para um prefeito como Luciano Cartaxo, que vai tentar a reeleição contra fortes opositores, é mais do que um bom atestado, é discurso poderoso na conjuntura atual, onde a cada dia a Lava Jato surpreende os brasileiros com novas revelações sobre corrupção.

Cida Ramos, a pré-candidata a prefeita do PSB e do governador Ricardo Coutinho bem que tentou dividir as atenções, anunciando o apoio do vereador Chico do Sindicato, do PTdoB. Mas além do TCE, o calendário de inaugurações de Cartaxo descompensou a seu favor; fez o sorteio público de 776 apartamentos do Residencial Nice de Oliveira, um investimento de R$ 50,4 milhões.

Enquanto os opositores tentam desgastar Cartaxo apontando para atraso na solução da erosão na barreira do Cabo Branco, ele realiza o sonho da casa própria de quem ganha até um salário mínimo – a base da pirâmide social. Com essas, já são 4.650 unidades entregues em três anos e meio. E diz ter mais de três mil que serão concluídas até dezembro.

Conduzido pela secretária Socorro Gadelha, o programa habitacional, assim como o de creches, terá um peso enorme nas chances de reeleição de Cartaxo, pelo valor social, embora a revitalização da Lagoa seja sua obramais vista: são mais de 200 mil pessoas que circulam por dia no Centro da Capital.

Casa é segurança para toda a família, e as unidades que estão sendo entregues têm qualidade e estética dificilmente encontrada em destinadas a essa faixa de renda. No Nice de Oliveira, 155 apartamentos foram adaptados para pessoas com deficiência ou idosas. E tem escola, praça, PSF… Uma pequena cidade. Maior do que Parari, Areia de Baraúnas, Coxixola, Quixaba, Riacho Santo Antonio e São José do Brejo do Cruz, todas com menos de 2.000 habitantes.

A oposição a Cartaxo é muito poderosa e faz zoada, mas ele entrará na guerra eleitoral bem armado. Não pode ser subestimado.

TORPEDO

O que se fala à boca pequena é que essas negociações que ocorrem entre partidos sobre o tempo de TV são proibidas para menores de 18 anos.

Do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, justificando a nova interpretação da Corte para distribuição da propaganda eleitoral.

Nova regra

Quando um deputado saía para partido novo, levava o tempo de propaganda eleitoral. Ontem o TSE decidiu que se só fez “pit stop” no “novo” e mudou para outro, o tempo volta para a sigla pela qual foi eleito.

O que muda

Perde o PMB, que recebeu 22 deputados e só um ficou, e o Rede (menos um). Ganham o PT (tempo de mais três deputados), PROS, PSDC, PV, PMN, PRP e PDT (mais dois), PTC, PRB, PTB, SD, PMDB e PPS (mais um).

Quem perde

O pré-candidato a prefeito Wilson Filho (PTB), que contava com o tempo dos 22 deputados do PMB, somados aos 23 do PTB e um do PTC. Agora fica com 24 do PTB, dois do PTC e um do PMB. Caiu de 46 para 27.

Aplausos

O juiz Breno Wanderley propôs e o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral aprovou votos de aplausos ao juiz Sylvio Pélico Porto Filho pelo trabalho desenvolvido na Ouvidoria da Corte, onde cumpre exitoso 2° mandato.

ZIGUE-ZAGUE

Pesquisa CNI/Ibope mostra o custo dos vacilos de Michel Temer: só 13% avaliam governo como ótimo/bom, ganhando por pouco de Dilma, que saiu com 10%.

Respondendo consulta, o TSE negou autorização paracaptação de doações eleitorais por “crowdfunding”, sistema de financiamento coletivo via internet.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.