Moeda: Clima: Marés:

Assembleia homenageia 65 anos da Asplan; setor sucroalcooleiro movimenta R$ 2 bi e gera 65 mil empregos

Foto: Divulgação

Movimentando cerca de R$ 2 bilhões e gerando mais de 19 mil empregos formais e até 65 mil de forma indireta no estado, a agroindústria da cana-de-açúcar é responsável por 3% do Produto Interno Bruno (PIB) da Paraíba. Para comemorar os 65 anos da entidade representativa do setor, a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quarta-feira (8) uma sessão especial, que também homenageou, com a medalha de Epitácio Pessoa, o presidente da instituição, José Inácio, pela trajetória na diretoria da entidade.

“Com muita alegria, estamos reunidos para celebrar os 65 anos da Asplan, uma entidade séria, que representa um setor que gera emprego, riquezas e ainda é braço importante na proteção do meio ambiente. Também quero parabenizar o presidente da Asplan, José Inácio, que recebe merecidamente a Medalha de Epitácio Pessoa. Seu nome é sinônimo de luta pelo setor sucroalcooleiro”, destacou o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), autor da propositura, juntamente com o deputado João Gonçalves (PSB).

A Paraíba é o 3º maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, ficando atrás apenas de Alagoas e Pernambuco. Além dos empregos direitos, o setor tem empregado de 44 mil a 65 mil pessoas de forma indireta. Apesar da sua importância para a economia do estado, o deputado Tovar Correia Lima lamentou que ainda esteja sendo negligenciado pelo atual governo da Paraíba.

“Infelizmente o governo não atende as reivindicações e não tem uma política clara e eficaz de estimulo a utilização do etanol. Sei que este é momento de comemorar, mas não posso deixar de cobrar e destacar a importância do atendimento de alguns pleitos”, afirmou.

Homenageado- José Inácio, o homenageado do dia, enfatizou o orgulho de receber essa medalha, que é inspirado em uma das figuras políticas de mais força na Paraíba, Epitácio Pessoa. “Agradeço a Deus por estarmos aqui firmes e fortes e por comemorarmos os 65 anos da Asplan. Quero dividir essa medalha com a minha família, com os funcionários da Asplan e todos os deputados presentes”, afirmou.

O evento seguiu com discursos de convidados em homenagearam a Asplan e a José Inácio, e enfatizaram a importância do setor sucroalcooleiro. Dentre as autoridades presentes, estavam o Senador Efraim Morais, representantes da Faepa, INCRA, Giasa Olho d’água, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba, dentre outros deputados da Casa.

O setor – A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba tem 1.800 associados, responsáveis pelo cultivo de 140 mil hectares de cana, distribuídos na zona litorânea, agreste e brejo paraibano, que compreendem 36 municípios produtores.

Essa matéria-prima tão rica se transforma em produtos de excelência, a exemplo da tradicional cachaça, do álcool, do etanol e tantos outros derivados.

A Asplan produz por safra, em média, 420 milhões de litros de etanol, considerado um combustível limpo e renovável. Além disso, atualmente, a geração de energia elétrica com biomassa de cana na Paraíba é de 53,2 MWh. Esta geração equivale a 10% do consumo. A capacidade deve aumentar em 25% até 2030.

Este conteúdo é de responsabilidade do deputado estadual Tovar Correia Lima.

Palavras Chave

Informe Legislativo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.