Início Notícias

Assistência especializada a crianças com deficiências é ofertada pela SMS, em JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que oferta acompanhamento integral em uma rede de serviços que asseguram um auxílio completo à saúde da pessoa com deficiência no município.

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoa com Deficiência (CRMIPD) presta assistência a crianças e jovens de até 18 anos, moradores do município de João Pessoa, com as mais variadas deficiências. No serviço são desenvolvidas atividades voltadas ao tratamento precoce e/ou de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência e/ou distúrbios de comportamento ou de aprendizagem.

Além do Centro, a SMS também garante atendimento especializado para esse público nos Centros de Atenção Integral a Saúde (CAIS) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo, no Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi), Centro de Saúde de Mandacaru, Centro da Dor (Cendor) e mantém parcerias com órgãos e entidades estaduais, federais, privadas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

A coordenadora de Saúde do Centro, Nadja Marques, afirma que o atendimento às crianças e adolescentes é contínuo e que as mudanças nas vidas dos usuários variam de caso a caso. “Fazemos um trabalho multidisciplinar, com o apoio de vários profissionais, que avaliam as necessidades de cada usuário e trabalham para que haja mudanças positivas”.

O pequeno Eduardo Valadares, de três anos, é um dos usuários do serviço. Ele ainda não desenvolveu a fala, mas isto não o impede de brincar igual às outras crianças. No Centro, ele recebe atendimento em musicoterapia e psicopedagogia. O pai, Rodrigo Valadares, conta que notou que o filho tinha algo de diferente aos 10 meses de idade, porque ele não emitia sons, nem prestava atenção ao ser chamado.
“Procuramos alguns médicos e o diagnóstico de autismo demorou um pouco. Há um ano ele é acompanhado aqui no Centro e já notamos alguma melhora. Ele está mais atento e nos olha nos olhos quando falamos com ele. Ele estudava numa escola, mas iremos colocá-lo em um crei da Prefeitura”, diz o pai do menino.

Centro de Referência

O atendimento é realizado através de demanda livre, mas efetivado após uma triagem de avaliação e programação, onde, de acordo com as necessidades identificadas, os usuários receberão atendimento individualizado ou em grupo, em um ou mais tipos de terapia de habilitação/reabilitação ou de capacitação para o trabalho.

Hoje o Centro possui 518 usuários cadastrados e em acompanhamento multidisciplinar, com idades de até 18 anos de idade. Nele são oferecidos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, brinquedoteca, acompanhamento com psicóloga, acompanhamento com pediatra, atendimento escolar especializado, musicoterapia, arte terapia, educação física adaptada, terapia ocupacional e atendimentos médicos gerais.

O CRMIPD está localizado na Av. Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sendo a sexta-feira o dia em que são feitas as triagens dos usuários.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.