Concurso

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Nebulosa Trífida foi registrada pelo astrônomo amador Marcelo Zurita

Astrônomos e fotógrafos fazem imagens de constelações e galáxias na Paraíba

Encontro Paraibano de Astrofografia (APA) pessoas que se interessam pela observação do céu em Maturéia, Sertão do estado, no último fim de semana

632
COMPARTILHE

O 6º Encontro Paraibano de Astrofografia (APA), que aconteceu no último fim de semana, em Maturéia, Sertão do estado, rendeu imagens que impressionam. O evento aconteceu no Casarão do Jabre e reuniu astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam por observação do céu.

Um dos belos registros feitos foi o da Nabulosa Trífida, nuvem interestalar na constelação de Sagitário. “Trata-se de uma combinação incomum de um aglomerado aberto de estrelas, uma nebulosa de emissão (à esquerda, em vermelho), uma nebulosa de reflexão (à direita, em azul) e uma nebulosa escura”, explica o astrônomo amador Marcelo Zurita, autor da imagem. No mesmo click, é possível ver o planeta Saturno, mais brilhante, e logo acima.

O Pico do Jabre é o ponto mais elevado da Paraíba. De lá, é possível enxergar a zona urbana de Patos, que fica a 30 km de distância, em linha reta. Mesmo com as luzes artificiais da cidade vizinha, pôde-se enxergar a Grande Galáxia de Andrômeda, galáxia espiral localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz do planeta Terra.

Os participantes do 6º Encontro Paraibano de Astrofografia ainda fizeram registros de meteoros cruzando o céu, da Galáxia do Escultor, da Lua em fase minguante, entre outros. Confira as fotos abaixo:

Complexo Rho Ofiúco
Via Láctea no céu de Maturéia
Nebulosa da Hélice
Lua Minguante no céu de Matureia
Meteoro cruzando o céu de Maturéia
Lajedo em trilha noturna
Galáxia do Escultor
Starbus levou participantes ao evento
EPA acontece em Maturéia

Notícias mais lidas