Em levantamento sobre números de emergência divulgado na tarde desta segunda-feira (17), pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), o órgão informou que 41% das ligações recebidas pela urgência da Polícia Militar do Estado (190) foram indevidas, incluindo também os conhecidos ‘trotes’. Ainda conforme os dados, 19% das ligações efetuadas para o contato de emergência do Corpo de Bombeiros foram registradas da mesma maneira.
Os dados são relacionados ao segundo semestre de 2019, quando, de acordo com o Centro Integrado de Operações (Ciop), foram registradas 60 mil chamadas destinadas ao Corpo de Bombeiros e outras 320 mil para a Polícia Militar. Conforme os percentuais, foram 11.400 ligações indevidas para os Bombeiros e outras 131.610 para a PM.
“Um mesmo número chegou a ligar três mil vezes, de forma indevida, para o Ciop. Ao mesmo tempo que é importante orientar o cidadão para o serviço prestado por cada número de urgência e emergência, é preciso orientar também sobre o fato de que trote é crime e que existe uma sanção prevista para a essa prática, passível de detenção ou multa”, alertou o coordenador do Ciop, coronel Júlio César de Oliveira.
Na prática, quando o cidadão liga para o 190, a Polícia Militar é acionada. São chamadas como roubos, furtos, crimes contra a vida, ou tentativas, entre outros tipos de ocorrência policial. Já o 193 deve ser utilizado pelo cidadão que deseja atendimento por parte do Corpo de Bombeiros Militar, que trabalha com resgates, acidentes, colisões, incêndios, entre as possíveis situações de emergência relacionadas à vida. Ambos os números estão diretamente ligados aos atendimentos realizados pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) da Sesds.
Na Paraíba, três números para contato direto com as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar são oferecidos pela secretaria à população para registros de ocorrências e atendimentos de urgência e emergência ou para denunciar fatos que necessitam de investigação: 190, 193 e 197.
As chamadas são direcionadas às instituições responsáveis pelo atendimento. Os números de telefone, que funcionam gratuitamente e de forma ininterrupta, podem ser discados de aparelhos fixos ou móveis e o esclarecimento sobre a diferença entre os serviços dá mais agilidade na resposta dos órgãos de segurança pública à população.
O Disque Denúncia (197) é um canal direto do cidadão com a Polícia Civil, para encaminhar denúncias que serão investigadas e que podem ser acompanhadas por um número de protocolo. A ligação para o serviço é gratuita, de celular ou telefone fixo, partindo de qualquer lugar do estado, 24h por dia. O diferencial é que o denunciante não precisa se identificar e as informações são repassadas para a unidade policial responsável pela apuração da denúncia.