Início Notícias

Instituições de ensino oferecem atendimento psicológico online

Pensando em atender a população neste momento de isolamento social, a Faculdade Uninassau João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) estão oferecendo serviços gratuitos de atendimento psicológico online.

Leia também:

UFPB

O Serviço de Psicologia da Coordenação de Assistência e Promoção ao Estudante (Coape) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo atendimento psicológico online, por meio do aplicativo de mensagem de texto Whatsapp, para estudantes assistidos pela instituição.

Para solicitar o atendimento, obter orientações ou escuta psicológica, o aluno deve ter mais de 18 anos de idade e enviar mensagem de texto com nome e número de matrícula para o telefone (83) 9 9302-2992 ou 9 8892-3485, de segunda a sexta-feira.

Esta é uma das medidas da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) para prevenção e adequação do funcionamento da universidade às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

“A prioridade no atendimento é para aqueles assistidos pela Coape, no âmbito do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)”, ressalta a psicóloga Raquel Figueiredo, uma das profissionais responsáveis pelo serviço.

De acordo com Geysa Nascimento, da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante, a iniciativa é importante devido à impossibilidade temporária do encontro físico e da necessidade de manter atendimento e acolhimento a essas pessoas. “Estar atento à saúde emocional nesses momentos de crise é tão importante quanto seguir as normas de prevenção e cuidar da saúde física”, afirma.

De acordo com ela, as psicólogas designadas ao atendimento são cadastradas no Conselho Regional de Psicologia para fazer atendimento psicológico de maneira remota, nesse momento de pandemia devido à Covid-19. “O nosso objetivo é prestar este serviço de forma ética, através de uma escuta afetiva. O Serviço seguirá enquanto durar o confinamento e, em seguida, será retomado presencialmente na instituição”, explica Geysa.

Uninassau

Os atendimentos são gratuitos para todo o público e acontecem pelo aplicativo zoom cloud meetings, que garante o sigilo e as normas éticas de atendimento online. A clínica-escola da instituição realiza o atendimento nas segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h e nas terças e sextas-feiras, das 8h às 12h.

O serviço de Plantão Psicológico online visa oferecer acolhimento e alívio da angústia, como também possibilitar ao indivíduo que lide com a situação da melhor forma possível. Durante o processo são utilizadas ferramentas digitais que facilitam o alcance dos psicólogos, além de seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde. Os interessados devem preencher o formulário clicando aqui.

Para a gerente das clínicas de saúde da Uninassau, Ellen Marie, o plantão psicológico online é um serviço de extrema importância, pois se apresenta como mais uma ferramenta para a promoção da saúde mental, especialmente na situação de distanciamento social pelo qual as pessoas estão passando. “Fatores como isolamento e impedimento de trabalhar geram angústia e sofrimento que precisam ser enfrentados de forma adequada, com profissionais que zelam pelo cuidado da saúde mental da população”, afirma.

IFPB

Como forma de dar suporte à saúde mental dos estudantes durante o período de distanciamento social necessário para conter a pandemia da Covid-19, uma equipe de psicólogos do IFPB criou o grupo virtual “Há Braços”. O objetivo é se manter próximo dos estudantes que precisam de apoio e fortalecimento nesse momento atípico de crise.

A psicóloga e Assistente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB Ana Carolina esclarece ainda que o grupo não é uma psicoterapia online, mas funciona como forma de dar um suporte emocional, contribuindo para aliviar o sentimento de isolamento, amenizando angustias e dando qualidade de vida.

O grupo receberá interações a partir desta segunda-feira (30). Para acessar basta aproximar a câmera do celular do QR Code e participar por meio do aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp, ou entrar clicando aqui.

Toda a comunidade estudantil (alunos do técnico integrado, subsequente e de curso
superior de quaisquer dos campi da instituição) podem participar. O grupo será administrado por psicólogos dos  campi do IFPB. De acordo com os psicólogos responsáveis pelo projeto, caso o grupo atinja a capacidade máxima, novos links de entrada serão disponibilizados no Instagram @habracospsi.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.